• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Betti, Maria Silvia (Presidente)
Amaral, Gloria Carneiro do
Sampaio, Maria Everalda Almeida
Título em português
Nobody knows you when you´re down and out: a encenação de Alguns Blues do Tennessee pelo Grupo TAPA no Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Palavras-chave em português
Dramaturgia
Grupo TAPA
Teatro de Arena
Teatro Norte-Americano
Tennessee Williams
Resumo em português
A proposta desse trabalho é a análise da encenação do espetáculo Alguns blues do Tennessee, dentro do projeto TAPA no Arena: uma ponte na História no ano de 2013 no Teatro de Arena, vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugenio Kusnet. Trata-se da encenação de três peças em um ato, O quarto escuro, Verão no Lago e A dama da loção antipiolho, do dramaturgo estadunidense Tennessee Williams. O espetáculo é o resultado do trabalho iniciado no ano de 2009 com a direção de Eduardo Tolentino e Brian Penido Ross, tendo no elenco Conrado Sardinha, Isabella Lemos, Kadi Moreno e Rita Giovanna. A apresentação foi desenvolvida em sala de ensaios pelos atores do Grupo TAPA num processo que contou o estudo sistematizado da dramaturgia da obra de Williams. Recebeu a tradução de um lote de 26 peças curtas e 6 peças longas do autor, tendo como resultado, além da produção do espetáculo, na publicação, pela editora É Realizações, dos livros Mister Paradise e outras peças em um ato (WILLIAMS, 2011), 27 carros de algodão e outras peças em um ato (WILLIAMS, 2012), O zoológico de vidro; De repente no último verão; Doce pássaro da juventude (WILLIAMS, 2014) e Gata em telhado de zinco quente; A descida de Orfeu; A noite do iguana (WILLIAMS, 2016).
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Arena Stage
Dramaturgy
Group TAPA
North American Theater
Tennessee Williams
Resumo em inglês
The purpose of this work is the analysis of the performance staging of the play "Some blues by1 Tennessee" within Tapa no Arena project: a bridge in history in 2013 at Arena Theater, winner of the Edict of Occupation of the Arena Theater Eugenio Kusnet. It's the staging of three one act plays: "The Dark Room", "Summer on the Lake" and "The lady of the Larkspur Lotion" of the American playwright Tennessee Williams. The performance is the result of a work that began in 2009 with Eduardo Tolentino and Brian Penido Ross as directors and Conrado Sardinha, Isabella Lemos, Kadi Moreno and Rita Giovanna in the cast. This work has been developed in a rehearsal room by the Tapa Group actors during a process which included the systematic study of the dramaturgy work of Williams and the translation of a batch of 26 one-act plays and 6 long plays of the author. Besides the production of the show, it also resulted the publication of the books: "Mister Paradise e outras peças em um ato" (Williams, 2011), "27 carros de algodão e outras peças em um ato" (Williams, 2012), "O zoológico de vidro; De repente no último verão; Doce pássaro da juventude (Williams, 2014) and "Gata em telhado de zinco quente; A descida de Orfeu; A noite do iguana (Williams, 2016) by "É Realizações" publisher.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RAFAELMARTINSVC.pdf (2.68 Mbytes)
Data de Publicação
2018-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.