• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-14082019-114715
Documento
Autor
Nombre completo
Cleber de Carvalho Lima
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Presidente)
Ciotti, Naira Neide
Leite, Marcelo Denny de Toledo
Mundim, Liliane Ferreira
Silva, Narciso Larangeira Telles da
Título en portugués
Navegação rizomática: uma abordagem metodológica sobre a cena performativa contemporânea
Palabras clave en portugués
Cena performativa
Navegação rizomática
Nuvem hipertextual
Pedagogia da cena contemporânea
Resumen en portugués
Este estudo tem como objetivo investigar e sistematizar princípios e procedimentos de formação da cena performativa. A pesquisa se justifica a partir da necessidade de reflexão sistemática sobre a cena contemporânea, dinâmica, sincrética, pulsante, em constante movimento e contaminada pela performance, visando à elaboração de fundamentos que possam auxiliar artistas e educadores cênicos em seus processos de formação. A seleção das referências teóricas se deu a partir da perspectiva de filósofos como DELEUZE, GUATTARI, SPINOZA, MORIN, LEVY, BARTHES, PELBART e de teóricos do teatro contemporâneo como FÉRAL, LICHTE, FERNANDES, ARAÚJO, MARTINS, PAVIS, ANDRÉ e CIOTTI. Propomos a investigação sobre a perspectiva rizomática em processos de formação cênica, a noção de desterritorialização destes processos, os conceitos de nuvem hipertextual e navegação rizomática como abordagem metodológica. Por fim, considerando a navegação rizomática proposta neste estudo, sistematizamos princípios e procedimentos de formação contextualizados na cena performativa contemporânea, através de experimentos cênicos realizados com atores, não-atores e iniciantes, bem como da análise de experimentos performativos da cena contemporânea. As considerações elaboradas pelo presente estudo poderão contribuir para o debate acerca do panorama atual das artes cênicas no que concerne a seus processos de formação, além de desdobrar-se na criação de uma nuvem hipertextual, no ciberespaço, com conteúdo didático desenvolvido durante a pesquisa.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Hypertextual cloud
Pedagogy of the contemporary scene
Performative scene
Rhizomatic navigation
Resumen en inglés
This study aims to investigate and systematize principles and procedures for formation of the performative scene. The research is justified by the need for systematic reflection on the contemporary scene, which is dynamic, syncretic, pulsating, constantly moving and contaminated by performance, aiming at the design of foundations that can assist scenic artists and educators in their training processes. The selection of theoretical references has drawn on the perspective of philosophers such as DELEUZE, GUATTARI, SPINOZA, MORIN, LEVY, BARTHES, PELBART and contemporary theater theorists such as FÉRAL, LICHTE, FERNANDES, ARAÚJO, MARTINS, PAVIS, ANDRÉ and CIOTTI. We propose research on the rhizomatic perspective in scenic formation processes, the notion of deterritorialization of these processes, the concepts of hypertextual cloud and rhizomatic navigation as a methodological approach. Finally, considering the rhizomatic navigation proposed in this study, we systematized principles and training procedures contextualized in the contemporary performative scene, through scenic experiments with actors, non-actors and beginners, having also relied on the analysis of performative experiments in the contemporary scene. The considerations emerging from this study can contribute to debates about the current panorama of scenic arts as far as its formation processes are concerned, besides unfolding into the creation of a hypertextual cloud in the cyberspace, with teaching content developed during the research
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-08-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.