• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-11022014-114616
Document
Auteur
Nom complet
Laís Marques Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo (Président)
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Romano, Lúcia Regina Vieira
Titre en portugais
Escuta-ação: pistas para a criação do ator em diálogo com o sistema dos Viewpoints
Mots-clés en portugais
Atuação
Escuta
Processo criativo
Viewpoints
Resumé en portugais
O sistema dos Viewpoints é o ponto de partida para uma investigação teórico-prática que transita por entre a bibliografia desenvolvida por Anne Bogart e a experiência prática em sala de ensaio. O objetivo principal é apontar algumas pistas para o trabalho do ator a partir de três recortes: o mapeamento inicial do sistema, a descrição das práticas realizadas em sala de ensaio e, ainda, a exploração do conceito de escuta-ação enquanto estratégia metodológica para a criação atoral. Os Viewpoints são compreendidos como um dispositivo a ser difundido, e a metodologia procurou friccionar o procedimento em questão com alguns dos temas presentes na cena contemporânea, como a performatividade e o desempenho espetacular. A análise do papel determinante da escuta-ação, na hipótese original da pesquisa, afirma ser a dramaturgia do ator o espaço da experiência, uma atividade permanentemente provisória, propositadamente lacunar e, em suma, ensaística, vista aqui a partir da perspectiva de Jorge Bondía.
Mots-clés en anglais
Acting
Creative process
Listening
Viewpoints
Resumé en anglais
The Viewpoints System is the starting point for a theoretical-practical investigation that includes the bibliography developed by Anne Bogart and the practical experience in rehearsals. The main objective of this study is to indicate some signs to the actor's work through three approaches: the initial mapping of the system, the description of practices applied in rehearsals, and the exploration of the listeningaction (escuta-ação) concept as a methodological strategy for acting creation. The Viewpoints are understood as a device yet to be disseminated, and the methodology has sought to relate this procedure with some subjects present in the contemporary scene, such as performativity and perfomative performance. The analysis of listenact's determinant role, according to the original hypothesis of this research, sustains that the dramaturgy of the actor is the experiencing space, a permanent provisional activity, purposely empty, and essentially essayistic, viewed here from Jorge Bondía's perspective.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LaiisMarques.pdf (8.63 Mbytes)
Date de Publication
2014-02-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.