• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-10112010-154131
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Guilherme Salvatti
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Leite Junior, José Corrêa
Queiroz, Fernando Antonio Pinheiro Villar de
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título en portugués
O prank como opção performativa para a rede de ativismo político contemporâneo
Palabras clave en portugués
Antiglobalização
Ativismo
Performance
Prank
Rede
Resumen en portugués
A rede de ativismo político contemporâneo tem orientado suas ações em direção a um campo híbrido que desconsidera fronteiras entre ativismo e arte . Dentre a variedade de práticas desta rede, o prank é um exemplo da desconsideração destas fronteiras. Um prank é um golpe, uma ruptura jocosa da ordem, da hierarquia, da autoridade. Como prática, o prank é abordado ao longo deste trabalho como uma opção performativa para o ativismo político, uma vez que reúne características lúdicas, críticas, vivenciais e multiplicadoras. Os ativistas que adotam o prank como opção se relacionam com a história recente da rede de ativismo político contemporâneo, que resiste a um novo modelo de organização do capitalismo. De 1994 a 2003, esta rede estabeleceu um panorama de macroações (em especial, os Dias de Ação Global) festivas e insurgentes. O ativismo difuso, diluído no cotidiano com ações em menor escala, também tem adotado a mesma orientação irreverente. Isto é especialmente verificável na reivindicação pelo espaço, entendido de maneira ampla, tanto como espaço urbano erodido pela invasão do capital, quanto como espaço da comunicação, da ideologia e das trocas simbólicas. As modalidades de pranks adotadas neste contexto são examinadas a partir de categorias como a teatralidade e a performatividade, conforme entendidas por Josette Féral. Estas ferramentas contribuem na conclusão de que n a performance atravessada pelo prank não existem mediadores, ela é autônoma, orientada pelo princípio político do faça você mesmo.
Título en inglés
O prank como opção performativa para a rede de ativismo político contemporâneo
Palabras clave en inglés
Activism
Antiglobalization
Network
Performance
Prank
Resumen en inglés
The current network of political activism has pursued a hybrid field, ignoring the borders between activism and art. Amongst the various genres of this network, the prank illustrates how such borders are blurred. A prank is a blow, a whimsical breaking of order, of hierarchy, and of authority. This thesis addresses prank as a practice, a performance option for political activism, provided that it merges experiences of play, criticism, liveness and dissemination. Activists who have chosen the prank are related with a recent history of the contemporary network of political mobilization, which resists to a new capitalist pattern of organization. From 1994 through 2003, this network established a scenario of celebrations and radical macro-actions (particularly the Days of Global Action). The spread out activism that is blended in daily life also features a similar invasive attitude. This is especially true in their claims for space, broadly understood both as urban space that has been contaminated by the invasion of capital, and as a space of communication, ideology and symbolic exchange. I have examined the various prank genres within this context on the basis of categories such as theatricality and performativity, according to Josette Férals stance. These considerations have led me to the conclusion that there are no mediators when prank merges with performance, since it is autonomous and draws on the do it yourself political principle.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5467622.pdf (3.65 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.