• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-06092016-144953
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Costa Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Presidente)
Azevedo, Sônia Machado de
Lopes, Elisabeth Silva
Título em português
Frida Kahlo, calor & frio - a escrita antropofágica, feminina e performativa do texto como ponto de partida de um experimento de criação e circulação
Palavras-chave em português
Dramaturgia
Estelar de Teatro
Frida Kahlo - Calor e Frio
Jurij Alschitz
Mito
Performatividade da palavra
Poesia
Voz feminina
Resumo em português
É possível um diálogo com mitos em um texto teatral que, por suas características intrínsecas, estimule uma certa cena contemporânea e brasileira? Como escrever um texto que provoque uma relação de parceria com a encenação, fomentando operações poéticas em artistas e no público? A presente pesquisa partiu destas questões principais para a criação e sistematização de caminhos no âmbito do experimento Frida Kahlo- Calor e Frio, da Estelar de Teatro, uma companhia em que sou dramaturga e atriz e que desde 2006, se dedica à investigação teatral e à gestação de nova dramaturgia e peças. A atitude política antropofágica fundamenta a produção - nas interfaces artística e acadêmica - deste trabalho. Para a coleta de dados, além do uso de referências bibliográficas, a investigação identificou e sistematizou experiências da cena que marcaram uma atriz-dramaturga. Em especial, os legados de contatos sistemáticos com o diretor pedagogo Jurij Alchitz, desde 2011. A criação do texto é parte de seus objetivos, apresentado em fragmentos e analisado, muitas vezes a partir de suas relações com a cena. O material artístico fruto deste trabalho teve diversas experiências de encontro com o público, no palco e na rua, no Brasil e em outros países, refletidas nesta investigação. A título de conclusões, a pesquisa revela atitudes dramatúrgicas que favoreceram o diálogo com as questões inicialmente propostas: uma abordagem do mito como constelação de imagens em torno de um núcleo temático e a interrelação mito e poesia; bem como a tessitura de uma dramaturgia híbrida a partir do trânsito entre linguagens diversas e o texto teatral como material de jogo. As experimentações variadas, a partir das provocações deste tipo de texto, possibilitaram as ocorrências da performatividade da palavra e de uma autora performer. Os caminhos apontados pela investigação podem contribuir no trabalho de pesquisa e na prática de autores e também atores, diretores, performers e pedagogos teatrais.
Título em inglês
Frida Kahlo, calor & frio - the cannibalistic writing, feminine voice and performative text as starting points for an experience of creation and circulation
Palavras-chave em inglês
Dramaturgy
Estelar de Teatro
Female voice
Frida Kahlo - Calor e Frio
Jurij Alschitz
Myth
Performativity of the word
Poetry
Resumo em inglês
Is it possible a dialogue with myths in a theatrical text that, by its intrinsic characteristics, encourage a certain contemporary and Brazilian scene? How to write a text that provokes a partnership with the staging, promoting poetic operations in artists and in public? This research takes as starting points these major issues to stimulate and systematize the experiment Frida Kahlo- Calor e Frio, from Estelar de Teatro, a company in which I am a playwright and actress. The company has been dedicated since 2006 to the research and creation of play and the new texts. The cannibalistic political attitude bases the production - in artistic and academic interfaces - of this research. In addition to bibliographic search, for the data collecting, the research has identified and systematized experiences in the field of scene that marked an actress-playwright. In particular, the legacy of systematic contact with the pedagogue and theatre director Jurij Alchitz, since 2011. The creation of a text is part of its goals and the text is analyzed, as well as some relationships with the scene and the public, on stage and on the street, in Brazil and other countries. As conclusions, the research reveals dramaturgical attitudes that favored a dialogue with the survey questions: the mythical approach, as a constellation of images around a thematic core, and "myth" in its interrelationship with "poetry"; the creation of a hybrid structure of text from the traffic between different languages and the text in the perspective of a material of game. The variety of experiences with this text led to the occurrence of performativity of the word and the idea of an author performer. The indicated paths of the investigation can contribute to the search work and the practice of authors as well as actors, directors, performers and educators in theatre.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-09-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.