• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-05032013-103246
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Fabrizzio Laquimia de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Título en portugués
A cenografia e as megaexposições do século XXI
Palabras clave en portugués
Cenografia
Espaço expositivo
Exposição - Brasil
Mostra do redescobrimento
Resumen en portugués
Esse trabalho consiste em uma reflexão sobre o espaço expositivo, sua relação com a cenografia e implicações conceituais provenientes da interação desses dois elementos. Propõe o exame da chamada cenografia de exposição e da sua relevância como protagonista de uma nova tendência em mostras brasileiras há um pouco mais de uma década. Para isso, traça um panorama histórico dos espaços reservados para mostras de arte, aliando-o a questões de linguagem e conceituais. Análise realizada sob o ponto de vista da experiência individual do visitante, que vivencia diferentes espaços de arte dentro de diversos contextos históricos e sociais. A partir dessa abordagem, realiza um balanço das implicações por trás da manipulação de um recurso tão versátil como o espaço de exposições, a fim de servir de alerta sobre as suas especificidades e de propiciar uma base para uma reflexão crítica sobre o ofício hoje exercido por profissionais de arquitetura, artes plásticas e cênicas.
Resumen en inglés
This study is a reflection on exhibition space, its relation with the set design and conceptual implications raised from the interaction of these two elements. It also proposes a closer look at the so-called "exhibit scenography" and its relevance as the protagonist of a new trend in Brazil shows over the last decade. To do so, paints a historical overview of the places built for art, combining it with aesthetic and conceptual aspects. This analysis develops itself from the visitor's individual experience's point of view, which experiment different art spaces within distinct historical and social contexts. Based on that, evaluates the implications behind the manipulation of a place as versatile as the exhibit space in order to serve as a database of its specificities; and to provide a basis for a critical reflection on an occupation exercised by professionals in architecture, fine arts and performing arts.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LucasFabrizzioTese.pdf (27.56 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-03-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.