• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-04022015-161258
Documento
Autor
Nombre completo
Vera Império Hamburger
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Presidente)
Poser, Paulo Fernando Von
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título en portugués
O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de direção de arte cênica e cinematográfica, realizada através de experiências práticas e sessões explanativas, de caráter interdisciplinar e coletivo. Quando falamos de Direção de Arte estamos nos referindo a uma área do conhecimento cuja sintaxe baseia-se no trinômio Corpo- Espaço-Tempo, conformando-se, por excelência, em uma linguagem multidisciplinar. Nosso foco de estudo concentra-se no processo de aprendizado de estudantes universitários, provenientes de diferentes escolas ligadas às artes do espaço, sobre aspectos fundamentais da criação do ambiente da cena, seja ela performativa, expositiva, teatral ou audiovisual. Tem como objeto de pesquisa o Laboratório Interdisciplinar - Fronteiras Permeáveis, desenvolvido pela pesquisadora, durante o segundo semestre de 2013, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, como disciplina optativa livre presente no currículo do departamento de Cinema, Rádio e Televisão, sob o título Seminário Temático - CTR 0809. Através da análise da experiência realizada, dos depoimentos dos estudantes participantes e de estudo teórico, pretende-se discutir, nesta dissertação, a pertinência da metodologia aplicada, que reúne tanto experiências vivenciais, de caráter coletivo, quanto aulas discursivas, no âmbito da Universidade de São Paulo. Através de análise bibliográfica e da discussão da prática realizada junto aos estudantes, pretende-se avaliar seus limites e alcances, verificando a possibilidade de sua aplicação na esfera universitária.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
This dissertation presentes a teaching methodology for scenic and cinematic arts which was accomplished through interdisciplinar, and collective, sessions both for practical experiences, and exposition. When talking about Art direction, it is referred to the knowledge area whose syntax is based on the Body-Space-Time triad, par excellence conforming a multidisciplinary language. The spoken Art Direction subject is refered to this area of knowledge whose syntax is based on the Body-Space-Time triad, par excellence conformed in a multidisciplinary language. The focus of this study is a group of University of São Paulo students' learning process. Students come from different programs (Architecture, Audiovisual, and Cenic Arts), all related to the arts of the space, with emphasis on: creating and designing athmospheres either for performances, exhibits, theatral or audiovisual. Research for this dissertation was conducted in the interdisciplinary laboratory - Permeable Borders, developed by the researcher during the second half of 2013, at the School of Communication and Arts in the University of São Paulo, as an open elective discipline of the Film and Television program, under the title: Thematic Workshop - CTR 0809. Analysis of course experiences, participant's testimonials, and theoretical considerations form the empirical database for the discussion of he efficacy of the applied methodology,. Through bibliographical references and the argumentation about the practical activities conducted with the students, this dissertation proposes new interdisciplinary theoretical and practical tools to stimulate the production of shared knowledge about scenic space among university undergraduate students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-02-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.