• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-03022017-155742
Document
Auteur
Nom complet
Vanessa Freitas de Paiva Macedo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Pereira, Sayonara Sousa (Président)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de
Salles, Cecília Almeida
Titre en portugais
Pulsação da obra: dramaturgia nas práticas contemporâneas de dança
Mots-clés en portugais
Coreografia
Dança contemporânea
Dramaturgia
Fomento à Dança
Processo de criação
Resumé en portugais
Desprendida do entendimento clássico de dramaturgia restrito ao texto, esta pesquisa se lança na busca de conceitos que consideram recorrências e particularidades nas práticas contemporâneas de dança. O cenário deste estudo abrange artistas e grupos independentes, situados no Brasil, reconhecidos por desenvolverem uma pesquisa autoral. O principal procedimento utilizado são entrevistas com criadores e pesquisadores da área e análises de processos criativos. Deste tema maior, dramaturgia, amplia-se o debate para coreografia, presença cênica e espectador. Além disso, investiga-se a relação entre financiamento público e modos de operar na dança, dedicando-se à reflexão dos dez anos do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Ao tratar de dramaturgia na dança no contexto das produções contemporâneas, inevitavelmente, entrelaça-se poética, estética e política, problematizando questões controvertidas e lidando com o caráter dinâmico e instável que os temas revelam.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Choreography
Contemporary dance
Creation process
Dance Incentive
Dramaturgy
Resumé en anglais
Divested from the classic notion of dramaturgy as synonym of text, this research seeks concepts often considered recurrent and peculiar to contemporary dance practices. The background of this study brings out artists and independent groups, located in Brazil, which are recognized for developing an authorial research. The main procedure adopted are interviews with creators and researchers, and the analysis of creative processes. The major theme, dramaturgy, leads to a broader debate on choreography, stage presence and audience. Moreover, we examine the relationship between public funding and modes of operation in dance, focusing the analysis on the Program for Dance Incentive for the city of Sao Paulo, covering a period of ten years of its existence. Dealing with dramaturgy in dance in the context of contemporary productions inevitably entwines poetics, aesthetics and politics, giving rise to controversial issues, and requiring also coping with the dynamic and unstable nature that these themes unveil.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-02-06
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • MACEDO, V. F. P., e PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô. O papel do espectador na dramaturgia das práticas contemporâneas. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras [online], 2015, vol. 8, p. 151-165. Dispon?vel em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/article/view/377/355.
  • MACEDO, V. F. P., e PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô. Os Sentidos De Coreografia Nas Práticas De Dança Atuais. In ENCONTRO CIENTIFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA-ANDA, SALVADOR, 2014. ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA., 2014. Resumo.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. CAMINHOS QUE PENSAM A DRAMATURGIA EM REDE. In ANDA- ANAIS DO II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA ? ANDA, São Paulo, 2012. ANAIS DO II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA ? ANDA Comitê Dança em Configurações Estéticas.SP : ANDA, 2012.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. CAMINHOS QUE PENSAM A DRAMATURGIA EM REDE. In CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, Salvador - BA, 2012. Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA).Salvador - BA : UFBA e ANDA, 2012. Dispon?vel em: http://www.portalanda.org.br/anaisarquivos/3-2012-26.pdf.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. Construção de uma poética pessoal: frustrações e percepções. In III Encontro Científico da ANDA, Salvador - BA, 2013. Interfaces da Dança e Estados do Corpo.Salvador - BA, 2013. Resumo.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. Dramaturgia Corporal: Em busca de um Corpo Virtua (SPA/2012). In 2 Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP, São Paulo - SP, 2012. Apresentação dos Projetos de Pesquisa.São Paulo - SP, 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/ata/pos/ppgac/Dramaturgia%20Corporal.pdf.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. Dramaturgia Corporal: Em busca de um Corpo Virtual (ABRACE). In VII Reunião Científica da ABRACE, 2013, Belo Horizonte - MG, 2013. Memória ABRACE Digital - Processos de Criação e Expressão Cênicas.Belo Horizonte - MG, 2013. Dispon?vel em: http://portalabrace.org/viireuniao/processos/SOUZA_Kalisy_C_PEREIRA_Sayonara.pdf.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. Dramaturgia Corporal: Em busca de um Corpo Virtual (SPA/2013). In 3 Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP, São Paulo - SP, 2013. Relatos de Pesquisa.São Paulo - SP, 2013. Resumo. Dispon?vel em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/ata/pos/ppgac/spa/Caderno%20de%20Resumos%203%20SPA%20com%20ISSN.pdf.
  • PEREIRA, Sayonara/ PEREIRA,S./ PEREIRA,Sayô, e MACEDO, V. F. P. Modos de existir da dança na contemporaneidade ─ o que a dramaturgia pode revelar. In ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte - MG, 2013. Memória Abrace Digital.Belo Horizonte - MG : Associa-ção Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2013. Dispon?vel em: http://www.portalabrace.org/viireuniao/dramaturgia/MACEDO_Vanessa_PEREIRA_Sayonara.pdf.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.