• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-02102018-164654
Documento
Autor
Nome completo
Paula Chagas Autran Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Catalão, Larissa de Oliveira Neves
Flory, Alexandre Villibor
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título em português
O Pensamento Dramatúrgico de Augusto Boal. As Lições de Dramaturgia da Escola de Arte Dramática (EAD).
Palavras-chave em português
Augusto Boal
Dramaturgia
Escola de Arte Dramática (EAD)
Teatro de Arena
Teatro do Oprimido
Resumo em português
Augusto Boal teve um importante papel como professor de dramaturgia, nas décadas de 50 e 60 tanto no Teatro de Arena, no qual fundou o Seminário de Dramaturgia e o Laboratório de Atuação, como na Escola de Arte Dramática (EAD). Ele integra o quadro de professores da escola a partir de 1960, ano em que Alfredo Mesquita, fundador e diretor da escola, abre o curso de Dramaturgia e Crítica, até a incorporação da escola pela USP, em 1968. Na EAD, Boal estabelece uma didática inovadora - como já havia ocorrido no Arena, com o ineditismo da pesquisa laboratorial que instituiu por lá após retornar dos Estados Unidos, onde estudou em Columbia - que consistia em ministrar aulas práticas e teóricas e incluir a vida cultural da cidade na sala de aula. O presente trabalho se baseia em anotações das aulas de Boal, material inédito que nos foi cedido pelo dramaturgo Lauro César Muniz. Analisa e reflete sua prática didática em contraste com demais escritos de Boal, principalmente o livro Teatro do Oprimido, no qual ele faz uma espécie de síntese das aulas ministradas na EAD. Utilizamos também, aulas da década de 60, contidas no Arquivo Augusto Boal. Do entrecruzamento e análise desse material surge o retrato de um artista ligado a seu tempo, trabalhando no trânsito entre prática política, didática e artística, tendo sempre a dramaturgia como mediadora.
Título em inglês
Augusto Boal´s Dramaturgical Thinking. The Lessons in dramaturgy from the EAD School of Drama Art
Palavras-chave em inglês
Augusto Boal
Dramaturgy
School of Drama Art (EAD)
Teatro de Arena
Theater of the Oppressed
Resumo em inglês
Augusto Boal played an importante role as a drama teacher in the Fifties and Sixties decades in Arena Theather in which he founded the Dramaturgy Seminary and the Acting Laboratory as in the School of Dramatic Art. He integrated the School Teacher's board from 1960 the year in which Alfredo Mesquita, founder and director of the school, opened the course of Dramaturgy and Critique, until the incorporation of the school by University of São Paulo in 1968. In EAD, Boal established an innovative didactic - as had already occured in the Arena with the inedition of the laboratory research that he had instituted there after returning from the US where he attended Columbia University. The didactic consisted in teaching practical and theorical lessons and including the cultural life of the city in the classroom. The present paper is based on Boal's classes notes, which are an unprecedented material that was given us by playwriter Lauro Cesar Muniz. These notes analysed and reflected Boal's didactic practice in contrast with other Boal's writings, mainly the book Theater of the Oppressed, in which he did a sort of synthesis of the classes he taught at EAD. We also used classes for the Sixties decade from Augusto Boal's archives. From the intercrossing and analyses of this material arose the portrait of an artist connected to his time, a transient between political, didactic and artistic practices always having the playwrite as a mediator.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-10-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.