• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-02032015-103619
Documento
Autor
Nome completo
Paola Lopes Zamariola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Presidente)
Quilici, Cassiano Sydow
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título em português
O real como dispositivo nas práticas in(ter)disciplinares latino-americanas contemporâneas: Emilio García Wehbi, Mapa Teatro e LOT
Palavras-chave em português
América Latina
Emilio García Wehbi
LOT
Mapa Teatro
Real
Resumo em português
O objetivo que fundamenta esta dissertação é a investigação de práticas artísticas latinoamericanas vinculadas aos distintos usos do real nas criações contemporâneas. Com base na perspectiva de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben, o real é aqui abordado como dispositivo potencializador de experimentos indisciplinares. A pesquisa se dedica à análise dos projetos interdisciplinares do argentino Emilio García Wehbi, dos colombianos Heidi e Rolf Abderhalden, e do peruano Carlos Cueva. Através da poética destes criadores, pretende-se reconhecer as interlocuções entre tais práticas com os estudos teóricos sobre as presenças do real na arte contemporânea desenvolvidos por pesquisadores como José Antonio Sánchez, Maryvonne Saison e Hal Foster. Por meio deste repertório prático e teórico, busca-se averiguar as co-relações e as motivações que possibilitaram, em distintas linguagens, a tensão para a noção de representação a partir da apropriação das diferentes dimensões do real. Este percurso deseja problematizar em que medida a experiência com o real afeta o fenômeno teatral, e de que modo o experimento com a realidade, como ação ética e estética, reconfigura as vivências artísticas no contexto específico da América Latina.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Emilio García Wehbi
Latin America
LOT
Mapa Teatro
Real
Resumo em inglês
The objective underlying this thesis is the investigation of related Latin American artistic practices in the different uses of the real in contemporary creations. From the perspective of authors such as Michel Foucault, Gilles Deleuze and Giorgio Agamben, the real is here approached as enhancer device of indisciplinares experiments. This research is devoted to the analysis of interdisciplinary projects from the Argentine Emilio García Wehbi, the Colombians Heidi and Rolf Abderhalden, and the Peruvian Carlos Cueva. Through the poetics of these creators, it is intended to recognize the dialogues between such practices with the theoretical studies of the presence of the real in contemporary art developed by researchers like José Antonio Sánchez, Maryvonne Saison and Hal Foster. Through this practical and theoretical repertoire, it is sought to ascertain the co-relationships and motivations that made it possible, in different languages, the tension to the notion of representation from the ownership of the different dimensions of the real. This path wants to discuss to what extent the experience with real affects the theatrical phenomenon, and how the experiment with reality, as ethics and aesthetics action, reconfigures the artistic experiences in the specific context of Latin America.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-03-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.