• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-02022015-161340
Documento
Autor
Nombre completo
Vinicius Torres Machado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Belloni, Arthur Eduardo Araújo
Costa, Felisberto Sabino da
Quilici, Cassiano Sydow
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título en portugués
A matéria cênica e o tempo de sua percepção: uma proposta de agenciamento teórico
Palabras clave en portugués
intensidade
matéria
percepção
tempo
Resumen en portugués
Esta tese analisa o teatro que tem por característica o jogo com o tempo real da matéria cênica não fabulada. Procura-se apresentar a materialidade da cena como fator de afecção por si, pensada tanto historicamente quanto na cena contemporânea e contrastada no tempo da percepção. O trabalho dividese em duas partes: na primeira, analiso os elementos da matéria cênica em seu devir e as relações de afecção que eles estabelecem entre si; na segunda, analiso de que maneira os elementos constitutivos da cena podem ser compostos no tempo, privilegiando uma relação intensiva entre as partes de um espetáculo. Por fim, abordo como o jogo com a matéria cênica não fábulada pode conduzir o espectador à sensação de um tempo em suspensão
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
intensity
matter
perception
time
Resumen en inglés
This thesis analyses a form of theatre which plays with the actualized time of non fictional theatre elements. It seeks to present the materiality of the theatre as an affection factor by itself, designed both historically and in the contemporary theatrical landscape, and contrasted by the time of its perception. The work is divided into two parts: in the first one, I analyse the elements of theatre in its becomings and the relations of affection they establish among themselves; in the second, I analyse how these elements can be set up in time, favouring an intensive relationship between them in a performing context. Finally, I discuss how playing with non fictional theatre elements could lead the viewer to the feeling of suspended time.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-02-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.