• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-31052017-120016
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Mazzei Batista
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur
Ferracini, Renato
Rengel, Lenira Peral
Título en portugués
O 'aikido' e a 'capoeira' como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator
Palabras clave en portugués
Aikido
capoeira
corpo
criação
treinamento
Resumen en portugués
O que será apresentado nesta tese diz respeito a uma parte da minha trajetória como atriz e professora de teatro, e é permeada pelas contribuições do "aikido" e da "capoeira". Essas duas artes marciais de origens culturais distintas, uma japonesa e outra afro-brasileira, que têm em sua essência elementos técnicos e artísticos bastante ricos, forneceram-me material para responder a alguns questionamentos sobre a formação do ator desde a preparação para a cena à criação de uma dramaturgia construída a partir da prática. A tese, portanto, trata da investigação iniciada a partir da minha prática nessas artes marciais e, que teve continuidade com um grupo de atores voluntários que se propuseram a experimentar os procedimentos elaborados ao longo do processo deste doutoramento. Todo o caminho trilhado foi construído tendo como base o treinamento que visou o aprimoramento individual e relacional na busca pelo autoconhecimento, a ampliação de repertório, a potencialização do estado de prontidão e de presença, a estimulação da criatividade e a disponibilidade corporal para a improvisação e o jogo. Neste trabalho, quando tratamos do corpo, referimo-nos a todo o conjunto psicofísico desde o aparato sensório motor até as emoções, ideias e memórias, de modo que todas essas informações fizessem parte desta investigação cênica. Tendo como base esse conjunto corporal complexo, concebemos ao longo do treinamento um resultado cênico que procurou apresentar o que foi desenvolvido por mim e pelos atores durante a prática. A fim de auxiliar a criação da dramaturgia, recorremos ao texto Hamlet de William Shakespeare, cujas circunstâncias e personagens funcionaram como estímulos para as criações dos atores. Assim, o trabalho cênico construído por nós foi resultado de um diálogo entre os elementos extraídos do "aikido" e da "capoeira" e algumas cenas de Hamlet. Por fim, pretendemos nesta tese apresentar a forma em que utilizamos o "aikido" e a "capoeira" como recursos para transformar o corpo cotidiano do ator em um corpo cênico, de modo que suas qualidades fossem potencializadas e alguns limites superados, respeitando-se as características de cada um.
Título en inglés
Aikido and capoeira as sources of inspiration for the dramaturgy of the actor
Palabras clave en inglés
Aikido
body
capoeira
creation
training
Resumen en inglés
What is presented in this thesis concerns a part of my career as an actress and drama teacher, which was permeated by contributions of aikido and capoeira. These two martial arts from different cultural backgrounds, Japanese and African-Brazilian, which have at their core very rich technical and artistic elements, provided me with sufficient material to answer some questions about the training of the actor, from the preparation for the scene to the creation of a dramaturgy constructed in practice. This thesis therefore deals with this investigation that began with my practice in these martial arts and continued with a group of actors who voluntarily proposed to try the procedures developed during the doctoral process. The entire path taken by us in this research was built based upon the training aimed at the individual and relational improvement with the search for self-knowledge, broadening repertoire, enhancement of the state of readiness and presence, stimulation of creativity and availability body for improvisation and for game. In this work, when we treat the body, we refer to the whole psychophysical set from the sensory motor apparatus to the emotions, ideas and memories, so that all this information became part of this scenic research. Having as reference this complex body conjunct, we conceived during the training a scenic result that aimed at presenting what was developed by me and by the actors during our practice. In order to help the creation of the dramaturgy, we used as a basis the play "Hamlet", by William Shakespeare, whose circumstances and characters acted as stimuli to the creation of the actors. Thus, the scenic work built by us was the result of a dialogue between the extracted elements of aikido and capoeira and some Hamlet scenes. Finally, we intend in this thesis to show how we used aikido and capoeira as resources to transform the actor's everyday body into a scenic body, so that their qualities were enhanced and some limits overcome, respecting the characteristics of each one.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-06-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.