• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2012.tde-30082012-152236
Document
Auteur
Nom complet
Eugênio Tadeu Pereira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Président)
Macedo, Lino de
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Rocha, Maurilio Andrade
Salles, Pedro Paulo
Titre en portugais
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
Mots-clés en portugais
Experiência vocal lúdica
Jogo tradicional e voz
Pedagogia do Teatro
Prática vocal
Resumé en portugais
A pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitos
Mots-clés en anglais
Pedagogy of the Theatre
Traditional game and voice
Vocal play experience
Vocal practice
Resumé en anglais
The research aimed to analyze and discuss the relevance of some playful vocal practices in the education of students in the graduation course of theater at the Fine Arts School in the Federal University of Minas Gerais. It was supported by some reflection on traditional games and their procedures. We have based our analysis on the following principles: formativeness, the concept and structure of the game as a cultural phenomenon, the vocality originated from the psychophysical unity of a person and his/her social environment, the musical aspects of the game and the drama studies, as well as the university classroom as a privileged space for the construction of knowledge. From the data analyzed, we have concluded that the playful aspect has contributed a lot on training the voice of such students. They could understand and appropriate the sound parameters, some technical attitudes in the use of their voice and in the exploration of their vocal potentiality during the activities involving games and scenes in the classroom. The playful vocal games, as part of the training activities in the theater curriculum, expand and diversify the students experiences, contributing to their understanding and appropriation of some vocal procedures, which are much necessaries for the professional performance of those people
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Eugenio.pdf (1.64 Mbytes)
Date de Publication
2012-09-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.