• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-27022014-161720
Documento
Autor
Nome completo
Daniele Aparecida Marques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Koudela, Ingrid Dormien
Märtz, Maria Laura Wey
Título em português
A vocalidade poética do narrador e a criança: uma relação de encantamento
Palavras-chave em português
Criança
Encantamento
Narrador
Vocalidade poética
Resumo em português
O presente trabalho realiza uma abordagem sobre o Narrador em diferentes contextos e sua relação, na atualidade, com a criança, tendo em vista o encantamento que caracteriza e surge de tal vínculo. Neste sentido, partimos de reflexões de W. Benjamim e P. Zumthor, dentre outros autores sobre os assuntos abordados, enriquecidas pela visão nascida da experiência prática com a narração para as crianças e o encantamento com ela relacionado, utilizando, como exemplo para análise, experiências da autora em teatro narrativo para crianças. Abrangemos aspectos diversos da arte do narrador e elementos que compõem sua atuação e destacamos a imprescindibilidade da relação próxima, direta e afetiva para a instauração do encantamento, que torna possível a troca de experiências, e o papel da vocalidade poética como protagonista nesse processo.
Título em inglês
The poetic vocality of the narrator and the child: a relationship of enchantment
Palavras-chave em inglês
Child
Enchantment
Narrator
Poetic vocality
Resumo em inglês
This work performs an approach on the Narrator in different contexts and their relationship, nowadays, with the child, considering the enchantment that characterizes and arises from this bond. Accordingly, W. Benjamin and P. Zumthor's reflections, as well as other authors, on the issues addressed were taken into account, enriched by the vision gained from the practical experience with storytelling for children and enchantment associated with it, based on the author's experiences with narrative theatre for children. Several aspects of the art of the narrator and elements that make up its performance were comprehended, and the indispensability of the close, direct and affective relationship for the development of enchantment was stood out, which makes possible the exchange of experiences and the role of poetic vocality as the protagonist in this process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-03-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.