• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-150853
Documento
Autor
Nome completo
Silvia de Paula e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Mattar, Sumaya
Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro
Título em português
Texto Brincado: O Jogo como Movimento de Construção da Aprendizagem Significativa do Ator em Formação
Palavras-chave em português
Instrumentos de Condução
Jogo e Ludicidade
Texto e Registro
Resumo em português
Esta pesquisa nasce na vontade de sistematizar uma experiência com o jogo teatral e suas variações, em função da prática teatral no trabalho de formação de atores iniciantes. O percurso se dá no encontro da necessidade de explorar o processo de criação e a apropriação do texto dramático em seu primeiro contato com a obra. Proponho articular os instrumentos de condução do trabalho a partir do foco na "espontaneidade" como potência para a mobilização do instante da criação cênica. No universo do lúdico, investiguei o sentido e a veracidade da potência do jogo teatral no processo de criação e na relação outra do ator com o texto dramático, analisando as possibilidades positivas e negativas da experiência vivida. Assim, monta-se uma prática reflexiva que mantém ativo o impulso advindo da efemeridade da espontaneidade, a força da imaginação e como tudo se relaciona no processo de criação do ator iniciante.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
direction ways
Drama scene
inscription
playfulness
topic
Resumo em inglês
This search is born from the need of a development action by the drama scene at the beginners performers shaping. There is an indispensable link between the creation process improvement and the drama topic preparation at the prime rehearsal. However, in my point of view, it is important to manage direction ways of the labor by the individual natural gifts to act powerfully at the play. Inside the playful universe I found out the real sense of this theater power reconnaissance at the creation process and the characters link with the drama topic. The real experience showed me results with advantages and disadvantages. From now on, I create an analysis habit to encourage an action belonging to the natural ephemerality, the creativity and how everything is attached to the beginner performer creation process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-12-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.