• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-26052014-143431
Documento
Autor
Nome completo
Camila Ladeira Scudeler Rinaldi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Lima, Reynuncio Napoleão de
Mate, Alexandre Luiz
Título em português
Um olhar sobre a criação atoral e a relação com o espectador - os filhos da Dita
Palavras-chave em português
Arlequins
biomecânica
criação atoral
ditadura civil-militar brasileira
relação atorespectador
teatro de grupo
teatro épico-dialético
Resumo em português
Esta pesquisa debruça-se no meu processo de criação atoral no espetáculo Os filhos da Dita, do Núcleo Arlequins da Cooperativa Paulista de Teatro, tendo como base teórico/prática principal o treinamento psicofísico proposto pelo encenador-pedagogo Vsévolod Meyerhold, buscando sublinhar as demandas e possibilidades de uma postura política consequente em cena. A partir das relações estabelecidas desde a escolha do tema, o desenvolvimento da dramaturgia e posterior criação cênica propriamente dita, busco descrever os estímulos e motivações que me conduziram na criação cênica em diálogo com a estética desenvolvida pela companhia há 25 anos, e o posterior contato estabelecido com o espectador.
Título em inglês
A look at an actress' creative process and relationship with the audience - Os filhos da Dita. 2011
Palavras-chave em inglês
actor's creation
actor-audience relationship
biomechanics
Brazilian civil-military dictatorship
epic-dialectic theatre
group theatre
Resumo em inglês
This research lies on my acting creative process in the play called Os filhos da Dita, of Arlequins (Theatre group that belongs to the Cooperativa Paulista de Teatro), having as main theoretical/practical basis the psycho physical training proposed by pedagogue-director Vsévolod Meyerhold, aiming at underling the demands and possibilities of a consequent political posture on stage. Based on the relationships established with various artists involved in a creative process from choosing the play theme, dramaturgy development and following scenic creation, I describe the stimulus and motives that led me in the scenic creation. The procedures are developed in open dialogue with the esthetics held by the group in the last 25 years, and subsequent contact established with the audience.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-09-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.