• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-25112015-110533
Documento
Autor
Nome completo
Paula Andrea Gonzalez Rodriguez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de (Presidente)
Coutinho, Eduardo Tessari
Hildebrand, Hermes Renato
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Salles, Cecília Almeida
Título em português
40 anos de teatro imagem. Redes e trajetórias. Influências artísticas e pedagógicas no teatro chileno
Palavras-chave em português
Companhia Teatro Imagen
Formação Teatral
Processos de Criação
Teatro Chileno
Resumo em português
Esta Tese apresenta uma retrospectiva dos 40 anos de trajetória da companhia teatral chilena Teatro Imagen (CTI). O principal objetivo da pesquisa é a reconstrução histórica dos processos criativos da CTI, considerando questões relativas aos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos em sua produção artística. Para tanto, analisaremos os "documentos de processo", que se constituem como registros dos processos criativos: as matérias publicadas em jornais e revistas e os depoimentos de diversas pessoas envolvidas na CTI ao longo de sua trajetória. A pesquisa abrange desde o período da fundação do CTI, em 1974, até o ano 2014, incluindo as principais alterações estéticas ocorridas nesse período, até a conformação de uma proposta artística própria do grupo, que, posteriormente, possibilitou a fundação da "Escola de Teatro Imagen". Nossa hipótese é que a sustentação da CTI e a consolidação de sua metodologia criativa ocorreram devido à capacidade de articulação de seus criadores e produtores através das redes sociais, e as habilidades que eles tiveram em se adaptar aos diversos contextos sociais vigentes. Essa metodologia de criação, desenvolvida com base na relação travada com os espectadores ao longo dos anos, se dá em período de grande convulsão política, em consequência da ditadura militar que aconteceu no Chile e em toda a América do Sul, inclusive no Brasil.
Título em espanhol
40 años de teatro imagen. Redes y trayectorias. Influencias artísticas y pedagógicas en el teatro chileno.
Palavras-chave em espanhol
Compañía Teatro Imagen
Estudio de procesos
Formación Teatral
Teatro Chileno
Resumo em espanhol
Esta Tesis presenta una retrospectiva de los 40 años de trayectoria de la compañía teatral chilena "Teatro Imagen" (CTI). El principal objetivo de esta investigación es reconstruir historiográficamente los procesos creativos de la CTI, considerando cuestiones relativas a los contextos; políticos, económico, sociales y culturales que envuelven su producción artística. Para esto, analizamos los "documentos de proceso" que son los registros de los procesos creativos, los materiales publicados en revistas y periódicos y las entrevistas realizadas a las personas que hicieron parte de la CTI a lo largo de su trayectoria. La investigación comprende desde el periodo de fundación de la CTI, en 1974, hasta el año 2014, incluyendo las diversas modificaciones estéticas y estilísticas que se fueron consolidando hasta la conformación de una propuesta poética propia. Lo que posteriormente permitió la fundación de la "Escuela-Teatro-Imagen". Nuestra hipótesis es que la sustentación de la CTI y la consolidación de su metodología creativa, acontecieron concomitantemente con la capacidad de articulación de sus creadores y productores a través de redes sociales y de las habilidades que ellos tuvieron en adaptarse a los diversos contextos sociales vigentes, manteniendo una visión crítica. Esa metodología de creación, desarrollada con base en la relación reciproca con los propios espectadores aconteció en un período de gran convulsión política, económica, social y cultural, como consecuencia de la dictadura militar que vivió Chile y casi toda Latinoamérica, incluyendo Brasil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-11-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.