• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-24012020-104351
Documento
Autor
Nome completo
Darlison Mariano de Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
Iavelberg, Rosa
Concilio, Vicente
Título em português
Convite aos Jogos Teatrais. Um experimento no Ensino Fundamental
Palavras-chave em português
Arte-Educação
Bertolt Brecht
Jogos Teatrais
Pedagogia do Teatro
Psicologia da Aprendizagem
Teatro-educação
Resumo em português
A presente Dissertação trata da análise da encenação De Nada, Nada Virá de Bertolt Brecht. E das reverberações desse processo artístico/pedagógico nas escolhas de condução que fiz, ao me tornar professor, em uma escola, na cidade de Boituva-SP. Neste estudo, a experiência teatral é vista como material poético e eixo fundamental no processo de desenvolvimento da elaboração do conhecimento em Arte-Educação. Estas exposições teórico-práticas evidenciam-se em diálogos com autores como Jean Piaget, Viola Spolin, Ingrid Koudela e Brecht.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Art-Education
Bertolt Brecht
Drama
Theater Game
Resumo em inglês
The present dissertation deals with the analysis of the staging Aus Nichts Wird Nichts (Nothing Becomes Nothing) by Bertolt Brecht. And the reverberations of this artistic / pedagogical process in the driving choices I made when I became a teacher at a school in the city of Boituva. In this study, the theatrical experience is seen as a poetic material and fundamental axis in the process of development of the elaboration of knowledge in Art-Education. These theoretical-practical expositions are evidenced in dialogues with authors such as Jean Piaget, Viola Spolin, Ingrid Koudela and Brecht.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-01-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.