• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-23082013-104822
Documento
Autor
Nome completo
Tânia Cristina dos Santos Boy
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
Almeida Junior, José Simões de
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Gama, Joaquim Cesar Moreira
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título em português
Protocolo: um gênero discursivo na pedagogia de leitura e escrita do teatro
Palavras-chave em português
Avaliação
Bertolt Brecht
Gênero Discursivo
Jogos Teatrais
Peça Didática
Pedagogia do Teatro
Resumo em português
A presente pesquisa estuda a criação de uma pedagogia de leitura e escrita no teatro através da utilização da metodologia de ensino-aprendizagem com o uso do instrumento de avaliação protocolo que pertence ao gênero discursivo e é proposto pela pesquisadora Ingrid Koudela. O corpus da pesquisa participativa é composto por fragmentos dos protocolos produzidos pelos alunos de Koudela em três encenações do curso de Teatro da Universidade de Sorocaba que a pesquisadora acompanhou, e do curso da Pós- Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O trabalho realiza um estudo sobre a escrita de Bertolt Brecht em seus diários, destacando momentos da vida familiar, do trabalho, de suas posições políticas e do seu processo criativo que são relacionados ao protocolo. Mostra o percurso do protocolo no Brasil na proposta de Koudela. Estabelece as relações feitas por Koudela entre o Jogo Teatral, a Fisicalização e a Avaliação do Sistema de Viola Spolin e ainda do Modelo de Ação brechtiano na escrita do protocolo. Realiza uma retrospectiva histórica das contribuições do protocolo em encenações, oficinas, cursos, palestras, entre outros. Com Vygotsky compreende a colaboração da fala aliada a experiência prática. Com o pensar de Bakhtin define o protocolo como gênero discursivo e desvela a contribuição da esfera artística do teatro, do dialogismo e da polifonia em sua escrita. Conectado a Michael Foucault compreende a Escrita de Si na ligação do protocolo com os hupomnêmata e a carta. Finalmente, demonstra a criação da pedagogia de leitura e escrita no teatro através da utilização da metodologia de ensino-aprendizagem com o uso do instrumento de avaliação protocolo que é compreendido como um gênero discursivo.
Título em inglês
Protokoll - a pedagogy of reading and writing in theater.
Palavras-chave em inglês
Bertolt Brecht
Evaluation
Theater Games
Theater Pedagogy
Resumo em inglês
The present research studies the creation of a pedagogy of reading and writing in drama through the use of a methodology of teaching-learning with the use of the evaluation instrument protokoll considered by the researcher Ingrid Koudela. The object of the research is composed by pieces of protokoll produced by the pupils of Koudela in three works at the Theater Department of the University of Sorocaba, and at the University of São Paulo. The present research studies Bertolt Brecht, detaching moments of his family life, his work, his political position and his creative process that are related to the protokoll. The research does an analysis of the protokoll in Brazil as used by Koudela. It establishes the relations done by Koudela between the Theatre Game and the evaluation system by Viola Spolin. The research also does an historical retrospect of the contributions of the protokoll staging and workshops. Vygotsky helps to understand the contribution talking and writing allied to practical experience. Bakhtin helps to understand the protokoll a kind of contribution for the artistic sphere of the theater by the concepts of the dyalogism and the polyphony. Michael Foucault understands the Writing of Self as hupomnêmata and letter. Finally, the research demonstrates the pedagogy of reading and writing in drama through the methodology of teachinglearning by the use of the evaluation instrument protokoll.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.