• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-22092015-112003
Documento
Autor
Nome completo
Renata Ferreira Kamla
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Bolognesi, Mario Fernando
Coutinho, Eduardo Tessari
Título em português
Um olhar por meio de - máscaras, uma possibilidade pedagógica
Palavras-chave em português
ator
criação
máscara
pedagogia
Resumo em português
Esta pesquisa investigou a possibilidade da utilização de máscaras como um caminho pedagógico, facilitador e fomentador para o processo criativo do ator, propiciando a percepção do seu próprio processo de criação e os caminhos metodológicos adquiridos. Os estudos se apoiaram nas pesquisas pedagógicas de Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Armando Sérgio da Silva, estabelecendo identificações e fusões, ressignificando e ampliando - tudo o que pudesse vir a ser máscaras. Utilizando-se do jogo entre as "máscaras", a presente pesquisa teve como intuito promover improvisações e descobertas, que pudessem contribuir com a maneira de compreender e utilizar a ideia de "máscaras" na pedagogia teatral contemporânea. Além de amplificar e ressignificar o conceito de "máscara", também apresenta a ideia de se institucionalizar esses procedimentos como ferramenta pedagógica para qualquer prática teatral - seja ela o treinamento do ator, a construção de personagens ou a criação de um espetáculo teatral -, tanto para o autoconhecimento e evolução artística, como para a expansão da visão de mundo.
Título em inglês
"A look Through" - Masks, a pedagogical possibility
Palavras-chave em inglês
actor
creation
mask
pedagogy
Resumo em inglês
This research has investigated the possibility of the use of masks as a pedagogical, facilitator and stimulating way, for the actor's creative process, providing the perception of his own process of creation and the methodological approaches acquired. The studies were supported in pedagogical researches developed by Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq and Armando Sérgio da Silva, establishing identifications and mergers, resignifying and expanding - everything that could turn out to be a mask. Using the play provided by the "masks", the present study was aimed to promote improvisation and discoveries that could contribute with the way of understanding and using the idea of "masks" in contemporary theater pedagogy. In addition to amplify and resignify the concept of "mask", this research also presents the idea of institutionalizing these procedures as a pedagogical tool for any theatrical practice - be it for the actor´s training, characters' building or creation of theatrical performance -, to self and artistic evolution and for the expansion of world view.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.