• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102009-011251
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Gianini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Salles, Cecília Almeida
Título em português
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
Palavras-chave em português
Encenação Colaborativa
Pedagogia do Teatro
Processos de Criação
Teatro para Leigos
Teatro Singular.
Resumo em português
Relato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos.
Título em inglês
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
Palavras-chave em inglês
Cooperative Staging
Creation Processes
Teatro Singular.
Theatre Pedagogy
Theatre to lay people
Resumo em inglês
A report and critical analysis resulting from my twenty-year experience in teaching theatre to lay people at Colégio Singular in the city of Santo André. This study suggests the development of creation processes as a relevant practice in theatre pedagogy. Starting with the investigation of tree model scenes created by the students, we suggested some common didactic procedures, which are present in the tree following processes: the dialogue between teaching theatre with aesthetic procedures of the contemporary scene; the learning process led by an artist-teacher; and the creation of a scene and its performance to different audiences.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Mestrado.pdf (18.51 Mbytes)
Data de Publicação
2009-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.