• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-20102014-114939
Documento
Autor
Nombre completo
Rejane Kasting Arruda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Coutinho, Eduardo Tessari
Ferracini, Renato
Rewald, Rubens Arnaldo
Rocha, Veronica Fabrini Machado de Almeida
Título en portugués
O ateliê do ator-encenador: "enquadramento", "incidência" e "vulnerabilidade" na poética da cena
Palabras clave en portugués
Ator
Criação Cênica
Pedagogia do Teatro
Psicanálise
Teatro Pós-dramático
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe uma estrutura de três funções mínimas articuladas (incidência, enquadramento e vulnerabilidade) para a orientação da criação e pedagogia do ator. A sua premissa é o par "anteparo e impressão digital" (extraído do trabalho do Prof. Dr. Armando Sergio da Silva na USP) como estrutural e a sua hipótese é o arranjo: vários anteparos (materiais) a um só tempo implicados na criação de uma impressão digital (inscrição do ator na poética da cena). O método é a criação assistida no "Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do ator", a articulação com a prática pedagógica, teoria teatral e pensamento lacaniano. Procedimentos são formalizados: a.) o jogo de enquadramento, e b.) o pré-jogo - espécie de híbrido entre partiturização e improvisação, fundamentado em uma articulação entre diferentes práxis (a Memorização Através da Escrita de Khan; o treino na imobilidade encontrado em Grotowski; visualização, verbalização e escrita em Kusnet, Stanislavski, Knebel, Adler, Spolin; o princípio da deformação e abstração performativos). São problematizadas duas oposições paradigmáticas (anti-dramático e anti-realista) concluindo-se por uma ética do hibridismo, através do desmonte dos arranjos para a extração de materiais e criação de um estilo de criação. À luz do conceito de "figuras do objeto a" encontrado em Dunker, a criação atoral é situada como algo que põe em questão os limites da forma e implica um excesso que aponta para um lugar de não inscrição na linguagem.
Título en inglés
The Actor-Meteur en Scéne's Atelier: "Framework", "Incidence" and "Vulnerability" in Scene's Poetics
Palabras clave en inglés
Actor
Postdramatisches Theater, Psychoanalyses
Scenic Creation
Theater's Pedagogy
Resumen en inglés
This thesis proposes a structure for actor's pedagogy and creation, articulating three functions (incidence, framework, and vulnerability). Its premises are two structural concepts - "anteparo", and "fingerprint" - after Prof. Dr. Armando Sergio da Silva's work at USP. The hypothesis is the "arrangement": many "anteparos" (materials) at the same time implicated in the creation of a fingerprint (the actor's inscription in scene's poetics). The method is the assisted creation at the "Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator" - CEPECA (Center for Actor's Scenic Experimentations Research), articulated with the pedagogical practice, theater's theory, and the work of Jacques Lacan. Some procedures are formalized: a) the framework's game, and b) the pre-game - a hybrid between the creation of a physical score and improvisation, based on an articulation between different praxis (Khan's "memorization through writing"; Grotowski's "immobility training"; Kusnet's, Stanislavski's, Knebel's, Adler's, and Spolin's visualization, verbalization, and writing; and the principle of performative deformation and abstraction). Two paradigmatic oppositions (anti-dramatic and anti-realistic) are questioned and, in the end, an ethics of hybridism emerges through the dismantlement of arrangements for material's extraction and the creation of a creations' style. In the light of Dunker's concept of "figures of the objet petit a", actor's creation is understood as something that questions the form's limits and implicates an excess that points out to something non-inscribed in language.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.