• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-20022017-143131
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Gianini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Santos, Maria Thais Lima (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Koudela, Ingrid Dormien
Lima, Walter Matias
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título em português
Diálogo de surdos: reflexões acerca do ensino de teatro na educação básica em Alagoas (e suas possíveis reverberações em outros contextos)
Palavras-chave em português
educação básica
encenação
escola
PCN-Arte
pedagogia teatral
Resumo em português
A pesquisa das práticas de ensino do Teatro como componente curricular da disciplina Arte, na Educação Básica de Alagoas, revelam um sensível distanciamento das propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais voltados para a área. A partir do entendimento dos diversos sentidos da arte e da escola, procurou-se problematizar a aplicação de modalidades pedagógicas voltadas para ações formativas em teatro oriundas de ambientes socioculturais para dentro do contexto escolar sem a necessária transposição didática. Por fim, apontam-se algumas possibilidades de intervenção em vários níveis desta realidade, associando a formação artística e estética a uma perspectiva da encenação.
Título em inglês
Dialogue of Deafs: reflections on acting teaching in Alagoas Basic Education program (and their further reverberations in other contexts).
Palavras-chave em inglês
basic education
PCN-Arte
school
staging
theater pedagogy
Resumo em inglês
The research involving acting teaching practices as a curricular component of subject Arts, in Alagoas Basic Education program, reveals a significative detachment from the proposals enclosed in the National Curricular Parameters regarding that specific area. Acknowledging the understanding of the multiple meaning of Art and school, it was intended to scrutinize the application of pedagogic modalities regarding formative actions in acting, from social and cultural environments to the school context without the necessary didactic mediation. Moreover, some possibilities of intervention were pointed out in several levels of that reality, associating the artistic and aesthetic formation to a staging perspective.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MARCELOGIANINIVC.pdf (2.40 Mbytes)
Data de Publicação
2017-02-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.