• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-15052009-152958
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Carezzato de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Januzelli, Antonio Luiz Dias (Presidente)
Santos, Marcos Ferreira dos
Silva, Armando Sérgio da
Título em português
Questão de ordem: o conceito de "forma" como ferramenta para o processo criativo do ator
Palavras-chave em português
Arte
Ator
Criação
Forma
Processo
Teatro
Resumo em português
Esta pesquisa tem o propósito de verificar na prática o modo como os conceitos de Fayga Ostrower relativos ao processo de criação podem contribuir para a construção da obra cênica. Para essa finalidade é feito, nas páginas que se seguem o relato da elaboração de uma cena ao longo do ano de 2007 dentro da Universidade de São Paulo no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, coordenado pelo professor livre docente Armando Sérgio da Silva. No primeiro capítulo é feita a apresentação do conceito de forma como é entendido por Fayga, bem como as bases do pensamento criativo por ela propostas. Na segunda parte estão expostos os princípios norteadores do caminho percorrido e a abordagem feita dos estímulos selecionados. O último capítulo traz uma descrição detalhada dos resultados alcançados e as seguidas transformações que a cena foi sofrendo até chegar na sua versão final.
Título em inglês
Questão de ordem: o conceito de "forma" como ferramenta para o processo criativo do ator
Palavras-chave em inglês
Actor
Art
Creating Process
Form
Theater
Resumo em inglês
The present research intends to verify in practice how the concepts of Fayga Ostrower relating to creating process can contribute to the construction of the scenic work. For this purpose is done, in the following pages, our story about the development of a scene during 2007 at University of São Paulo in the Research Center in Actors Scenic Trial, coordinated by Professor Armando Sergio da Silva. In the first chapter we have the form concept, as it is understood by Fayga, and the foundations of creative thinking are proposed. In the second part are exposed the guiding principles of the path and our approach made on selected stimuli. The last chapter provides a detailed description on achieved results and changes suffered by the scene until its final version.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3275416.pdf (15.48 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.