• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-14092016-115347
Document
Auteur
Nom complet
Luis Carlos Ribeiro dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Koudela, Ingrid Dormien (Président)
Iavelberg, Rosa
Mate, Alexandre Luiz
Pinto, Ivan Vilela
Santos, Maria Thais Lima
Titre en portugais
Jogos rapsódicos: a música e a dança popular na aprendizagem das artes cênicas
Mots-clés en portugais
Andaime Teatro
Cantigas de roda
Ciranda
Coco
Cultura Popular
Música
Pedagogia das Artes Cênicas
Pedagogia do Teatro
Samba de Caboclo
Samba rural
Teatro musical popular brasileiro
Teatro Ventoforte
Resumé en portugais
A dança e a música dos Cocos e Sambas de Caboclo, do Samba rural e das Cirandas e cantigas de roda, por suas características próprias de ludicidade e de significação cultural, são o território das experiências estéticas e saberes dos jogos rapsódicos. Esta pesquisa propõe uma pedagogia das artes cênicas através de uma educação corporal e musical que integra tais saberes e experiências da dança popular e da música nos processos de criação e aprendizagem do atuante. Deste modo, os jogos rapsódicos são brincadeiras cantadas, dançadas, tocadas e contadas que colocam em movimento as vozes poéticas e corporeidades do narrador e do brincante das nossas celebrações e práticas culturais, para complementar as teorias e métodos da pedagogia das artes cênicas ensinados no Brasil.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Andaime Theater
Ciranda
Coco
Music
Nursery rhymes
Performing Art Pedagogy
Popular Brazilian Musical Theater
Popular Culture
Samba de Caboclo
Samba rural
Theater's Pedagogy
Ventoforte Theater
Resumé en anglais
Dance and music of Coco and Caboclo's Samba, from rural Samba and from Cirandas, Northeastern Brazilian circle dances, for their own playful features and their cultural meaning, are territory for aesthetic experiments, and knowledge for the rhapsodic games. This research proposes performimg art pedagogy by means of body and musical education, which integrates such knowledge and experience of popular dance and music into the actor's processes of learning and creation. Thus, rhapsodic games are sung, danced, played and told games, which prompt the poetic voices and corporeity of narrators and players from our celebrations and cultural practices, in order to complement the theories and methods of the performing art pedagogy taught in Brazil.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-09-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.