• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-14092016-115347
Documento
Autor
Nome completo
Luis Carlos Ribeiro dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
Iavelberg, Rosa
Mate, Alexandre Luiz
Pinto, Ivan Vilela
Santos, Maria Thais Lima
Título em português
Jogos rapsódicos: a música e a dança popular na aprendizagem das artes cênicas
Palavras-chave em português
Andaime Teatro
Cantigas de roda
Ciranda
Coco
Cultura Popular
Música
Pedagogia das Artes Cênicas
Pedagogia do Teatro
Samba de Caboclo
Samba rural
Teatro musical popular brasileiro
Teatro Ventoforte
Resumo em português
A dança e a música dos Cocos e Sambas de Caboclo, do Samba rural e das Cirandas e cantigas de roda, por suas características próprias de ludicidade e de significação cultural, são o território das experiências estéticas e saberes dos jogos rapsódicos. Esta pesquisa propõe uma pedagogia das artes cênicas através de uma educação corporal e musical que integra tais saberes e experiências da dança popular e da música nos processos de criação e aprendizagem do atuante. Deste modo, os jogos rapsódicos são brincadeiras cantadas, dançadas, tocadas e contadas que colocam em movimento as vozes poéticas e corporeidades do narrador e do brincante das nossas celebrações e práticas culturais, para complementar as teorias e métodos da pedagogia das artes cênicas ensinados no Brasil.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Andaime Theater
Ciranda
Coco
Music
Nursery rhymes
Performing Art Pedagogy
Popular Brazilian Musical Theater
Popular Culture
Samba de Caboclo
Samba rural
Theater's Pedagogy
Ventoforte Theater
Resumo em inglês
Dance and music of Coco and Caboclo's Samba, from rural Samba and from Cirandas, Northeastern Brazilian circle dances, for their own playful features and their cultural meaning, are territory for aesthetic experiments, and knowledge for the rhapsodic games. This research proposes performimg art pedagogy by means of body and musical education, which integrates such knowledge and experience of popular dance and music into the actor's processes of learning and creation. Thus, rhapsodic games are sung, danced, played and told games, which prompt the poetic voices and corporeity of narrators and players from our celebrations and cultural practices, in order to complement the theories and methods of the performing art pedagogy taught in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-09-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.