• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-13022019-142505
Documento
Autor
Nombre completo
Norma Gabriel Brito
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Cintra, Fabio Cardozo de Mello (Presidente)
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Goussinsky, Sonia
Título en portugués
O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera
Palabras clave en portugués
Atuação
Canto
Corpo
Ópera
Resumen en portugués
A ópera combina diferentes artes numa só: canto, teatro e música, o que exige, dos cantores que dela participam, um domínio técnico de sua voz, mas, para além disto, também sua corporeidade. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é demonstrar a dificuldade do cantor/ator em expressar-se, corporalmente, no momento de sua encenação, ocasionando, neste atuante, uma desconexão entre o que ele expressa vocalmente e sua gestualidade, o que gera uma defasagem na comunicação cênica deste artista; e também, apresentar como as técnicas corporais puderam despertar estes corpos, tornando-os mais presentes cenicamente. Para tanto, apresentamos de que maneira práticas corporais como yoga, meditação, bioenergética, jogos teatrais e técnica de atuação para a formação artística do cantor/ator possibilitam torná-lo consciente acerca do estado de sua presença corporal em cena. Assim, nos valeremos do uso de técnicas de Marta Graham, o qual a respiração é um dos princípios em sua dança (o release inspiração/expiração), bem como os exercícios de jogos de improvisação e triangulação da Commedia dell'arte e o Método das Ações Físicas de Stanislavski como atuação para o cantor de ópera. Como resultado, verificamos que estas práticas propiciaram aos atuantes envolvidos no processo um corpo mais vivo, menos estatuário, mais verossímil, e que estes fatores influenciaram na construção corporal da personagem operística.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Action
Body
Opera
Singer
Resumen en inglés
The opera combines different arts in one: singing, theater and music, which requires, from the singers who participate, a technical domain of his voice, but also his corporeality. In this way, the objective of the present work is to demonstrate the difficulty of the singer / actor in expressing themselves, at the time of their staging, causing, in this actor, a disconnection between what he expresses vocally and his gesture, which generates a lag in the scenic communication of this artist; and also to present how body techniques could awaken these bodies, making them more present in a cenic. In order to do so, we present how corporal practices such as yoga, meditation, bioenergetics, theater plays and acting techniques for the artistic formation of the singer / actor become possible to make him aware about the state of his bodily presence on the scene. Thus, we will use the techniques of Martha Graham, whose breathing is one of the principles in her dance (the release inspiration / expiration), as well as the exercises of improvisation and triangulation games of the Commedia dell'arte and the Method of Physical Actions of Stanislavski as acting for the opera singer. As a result, we verified that these practices gave the actors involved in the process a more living body, less statuary, more believable, and that these factors influenced the body construction of the operatic character.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.