• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-12122011-233414
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Pieroni Calado
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Januzelli, Antonio Luiz Dias (Presidente)
Ferracini, Renato
Quilici, Cassiano Sydow
Ramos, Luiz Fernando
Silva, Antônio Carlos de Araújo
Título en portugués
Presenças
Palabras clave en portugués
Teatro (estudo e ensino)
Teatro (representação)
Resumen en portugués
O objeto das linhas que se seguem é a arte cénica, é o problema da formação do artista cénico para ser mais exato. O que proponho é uma discussão sobre a possibilidade de certa noção de presença constituir um eixo de trabalho em situações de ensino e aprendizagem, em instituições superiores. Para responder a esta questão desenvolvo uma metodologia compósita: discuto textos de Josette Féral, Hans-Thies Lehmann, Jacques Rancière, Anatoli Vassiliev, Tim Etchells e Giorgio Agamben; analiso situações educativas observadas no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL | Portugal), no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (USP | Brasil), no Performing Arts Department da School of Film, Television & Performing Arts (LMU | Inglaterra) e no Drama Department da Exeter University (Inglaterra), com ênfase no trabalho desenvolvido por Alexander Kelly e Phillip Zarrilli, destas duas últimas instituições, respetivamente; e, faço a exegese do trabalho de pesquisa pela criação da beleza ou o sistema nervoso dos peixes, que desenvolvi com os diretores pedagogos António Januzelli (Brasil) e Carlos J. Pessoa (Portugal), apresentado no Teatro Taborda (Lisboa | Portugal) e no Espaço Viga (São Paulo | Brasil). Esta metodologia permite-me apresentar, por fim, a proposta de um desenho curricular para uma oficina ocupada com três áreas de problematização: a atuação psicofísica, a escrita cénica compartilhada e a emancipação do artista teatral.
Resumen en inglés
The subject of the following lines is the theatre, the problem of the theatre artists education to be more precise. I present a discussion about the possibility of a certain notion of presence being able to guide theatre teaching and learning within higher education institutions. To do this I use a composite methodology: I discuss texts by Josette Féral, Hans-Thies Lehmann, Jacques Rancière, Anatoli Vassiliev, Tim Etchells and Giorgio Agamben; I analyse educational situations observed at the Departamento de Teatro of the Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL | Portugal), at the Departamento de Artes Cênicas from the Escola de Comunicações e Artes (USP | Brazil), at the Performing Arts Department from the School of Film, Television & Performing Arts (LMU | England) and at the Drama Department from the Exeter University (England), considering with more detail the practice of Alexander Kelly and Phillip Zarrilli, working in these two last institutions; and, I do an exegesis of the practice as research project da beleza ou o sistema nervoso dos peixes developed with the directors pedagogues António Januzelli (Brazil) and Carlos J. Pessoa (Portugal), presented at the Teatro Taborda (Lisbon | Portugal) and Espaço Viga (São Paulo | Brazil). This methodology allows me to propose a curricular design for a practice based module on theatre centred on three main areas of problematization: psychophysical acting, devising and emancipation of the theatre artist.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Calado_revisada.pdf (1.12 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-06-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.