• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-12012016-111134
Documento
Autor
Nombre completo
José Eduardo de Paula
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Coutinho, Eduardo Tessari
Leal, Mara Lucia
Lopes, Elisabeth Silva
Romano, Lúcia Regina Vieira
Título en portugués
Jogo e memória: essências - cena contemporânea e o jogo do círculo neutro como anteparos para os processos de preparação e criação do ator
Palabras clave en portugués
Anteparo
Ator Criador
Círculo Neutro
Jogo
Processo de Criação
Resumen en portugués
A pesquisa utiliza a Cena Contemporânea (2011-2013) e o jogo do Círculo Neutro como anteparos para os processos de preparação e criação do ator. Primeiro, procura refletir sobre os ambientes formativos, relacionando as proposições de Agamben sobre o "ser qualquer [e o] assim, irreparável" (1993), com as de Bauman sobre "comunidade, segurança, liberdade e estrangeiro" (2003). Segundo, busca cartografar o Círculo Neutro e, para isso, entrevista François Kahn, Francisco Medeiros, Inês Aranha e Maurício Paroni de Castro. Depois, junto a um grupo de atores, instala um campo de verificação prático e experimental para vivenciar, derivar, descrever e enquadrar o Círculo Neutro como "jogo". Considera que o jogo e o jogar, portadores dos aspectos risco, acidente e imprevistos, mostram-se produtivos para o trabalho do ator e para o desenvolvimento orgânico da cena, pois colaboram para a formação de um artista mais "aberto" e com "jogo de cintura".
Título en inglés
Game and Memory: Essences - Contemporary Scene and the Neutral Circle game as support for the actors' processes of preparation and creation
Palabras clave en inglés
Creation Process
Creator Actor
Game
Neutral Circle
Support
Resumen en inglés
The study uses the Contemporary Scene (2011-2013) and the Neutral Circle game as support for the actors' processes of preparation and creation. Firstly, it aims at reflecting about the education environments by relating the propositions of Agamben about the "whatever being [and the] therefore, irreparable" (1993), with those of Bauman about "community, safety, freedom and foreign" (2003). Secondly, it tries to map the Neutral Circle, and for that interviews François Khan, Francisco Medeiros, Inês Aranha, and Maurício Paroni de Castro. Afterwards, with a group of actors, it establishes a space of practical and experimental verification to experience, derive, describe and frame the Neutral Circle as a "game". The analysis considers that the game and the act of playing, involving the aspects of risk, accident and the unexpected, are productive for the work of the actor and for the organic development of the scene, because they collaborate with the formation of an artist who is more "open" and "more flexible".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.