• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-07102009-134423
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Carlos Moretto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Quilici, Cassiano Sydow
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Título em português
Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
Palavras-chave em português
Dramaturgia
Encenação
Enrique Diaz.
Ensaio.Hamlet
Micropercepção
Resumo em português
A presente pesquisa contribui para a análise dos processos de construção da cena teatral contemporânea, verificando a criação do encenador Enrique Diaz, da Cia dos Atores, com enfoque na prática desenvolvida por ele no espetáculo Ensaio.Hamlet. Procura-se estabelecer, neste trabalho, uma reflexão sobre as novas metodologias teatrais que marcam uma ruptura com o modelo dramático tradicional, investigando como se estrutura a construção da cena, da dramaturgia, do trabalho dos atores e do tempo teatral. O que se pretende, aqui, é, além de confirmar as técnicas desenvolvidas por Enrique no espetáculo Ensaio.Hamlet, e que são características de uma nova teatralidade, deixar registrados os procedimentos de criação de um dos mais profícuos artistas contemporâneos, colaborando, assim, com o registro da história do teatro brasileiro.
Título em inglês
HAMLET: RUPTURA DA LINEARIDADE DRMÁTICA E CORPOS EM REDE NA CENA DE ENRIQUE DIAZ.
Palavras-chave em inglês
Dramatic art
Enrique Diaz.
Ensaio.Hamlet
Microperception
Staging
Resumo em inglês
The current study contributes to the analysis of the constructing process of the contemporaneous scene, by verifying the work by Enrique Diaz (director Cia. dos Atores), focusing on his work called Ensaio.Hamlet. This study also establishes considerations on new theatre/drama methods which do not agree with the conventional drama standard, by examining how construction of scenes, dramatic art, actors acting and of the theatre timing are structured. The purpose of this study is, besides to confirm the techniques developed by Enrique in his play Ensaio.Hamlet, which are characteristics of the new theatre, also to record the creation procedures by one of the most profitable contemporaneous artists, by contributing then with the history record of the Brazilian theatre.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
moretto.pdf (3.34 Mbytes)
Data de Publicação
2009-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.