• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-01062015-155346
Documento
Autor
Nome completo
Heloise Baurich Vidor
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Christov, Luiza Helena da Silva
Bernal, Óscar Cornago
Koudela, Ingrid Dormien
Título em português
Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
Palavras-chave em português
Formação do Professor
Leitura
Mediação
Pedagogia do Teatro
Resumo em português
O presente trabalho é uma investigação de cunho teórico-prático que associa o campo da leitura ao do teatro e busca apontar possibilidades poéticas e pedagógicas no caminho da aproximação e da apropriação do texto escrito. A partir da revisão de diferentes modalidades de leitura - em voz alta, compartilhada, pública, dramática, cênica - foram realizadas experimentações com textos literários, associando leitura em performance a procedimentos lúdicos advindos do teatro, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. Explorou-se a inserção do texto na etapa inicial de processos teatrais através da leitura, releitura e escuta de poemas e crônicas e explorou-se também a leitura de contos e narrativas longas como um evento pontual com sentido em si mesmo, procurando associar a forma de ler com o tema do texto. A pesquisa deu indicativos de que a união entre leitura e teatro pode revitalizar ambos os campos, aportando contribuições para o trabalho de atores e diretores e para a sensibilização e incentivo à leitura. Constatou-se que a exploração sensível e intelectual de um texto, através de práticas lúdicas que incentivem e priorizem o contato direto do leitor com a obra em sua materialidade e com o objeto livro, estando vinculadas ou não à encenação, cria espaços interdisciplinares potentes para imbricar ensino e criação artística.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
-
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-06-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.