• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-30102014-153032
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Fushimi Velloso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Yanaze, Mitsuru Higuchi (Presidente)
Ferrari, Maria Aparecida
Laurindo, Fernando José Barbin
Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Título em português
A interação de tecnologias da informação e a comunicação no alinhamento das melhores práticas empresariais
Palavras-chave em português
Comunicação Organizacional
Interação TI e Comunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Resumo em português
As décadas de 1990 e 2000 foram marcadas por transformações mundiais profundas, que afetaram as relações sociais, econômicas e culturais. Com a popularização das novas tecnologias e da internet, a complexidade das organizações são evidenciadas, e as discussões em torno do tecnológico e do humano são ampliadas. Nesse contexto, a comunicação organizacional necessita reestruturar-se, para atender às demandas geradas pelos relacionamentos organizacionais que se modificam em função da diversidade e das alterações comportamentais dos públicos. Nesse cenário tecnológico e de economia globalizada, as Tecnologias de Informação - TI - configuram-se essenciais para o sucesso do negócio e para a gestão organizacional. Voltados para o controle e monitoramento da produção e da administração, os programas, plataformas e serviços tecnológicos são orientados para oferecer às organizações as melhores práticas empresariais, otimização de custos, de tempo e de desempenho. O alinhamento estratégico da área com a organização é essencial para que esses objetivos sejam atingidos, e a interação entre os profissionais de TI com os profissionais organizacionais é imprescindível. A comunicação configura-se, nesse contexto, como centro das discussões sobre a eficiência e eficácia da TI. Para conhecer melhor esse cenário, optou-se por uma metodologia que vislumbrasse o cenário da TI do ponto de vista interno e externo e que possibilitasse a compreensão do papel da comunicação na interface TI e Comunicação. Para tanto, optou-se por estruturar uma metodologia que possibilitasse uma leitura aprofundada, a partir de dados quantitativos e qualitativos. A observação sistemática da pesquisa exploratória orientou a estruturação de um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, para profissionais de TI e de Comunicação. Na sequência, os dados quantitativos orientaram a formulação de um roteiro de entrevista com profissionais de TI, sobre sua realidade, confirmação das dificuldades comunicacionais e expectativas sobre a interface. A partir dos indicativos da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo das questões abertas, aplicou-se a análise GUT - Gravidade, Urgência e Tendência - e SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças - de cada área. No cruzamento dessas duas análises, estabeleceram-se as prioridades das áreas para a interface. A partir disso, foi possível identificar as necessidades de ênfase na comunicação administrativa e interna, para a realidade da Tecnologia da Informação nas organizações, e sistematizar o processo comunicacional no alinhamento das melhores práticas empresariais.
Título em inglês
The interaction of information and communication technologies in alignment with entrepreneurial best practices
Palavras-chave em inglês
Information and Communication Technology
IT and Communication Interaction
Organizational Communication
Resumo em inglês
The 1990s and 2000s were marked by worldwide deep changes, which affected the social, economic and cultural relations. As new technologies and the Internet became popular, the complexity of the organizations became more visible and the discussions on the technological and the human were enlarged. In this context, the organizational communication needs to be restructured, to meet the demand generated by organizational relationships, which have changed due to the diversity and behavioral changes of the public. Aiming this technological scenario and globalized economy, the Information Technologies - IT - turn out to be essential to the business success and to organizational management. Focused on the control and monitoring of production and administration, the programs, platforms and technological services are guided to offer to organizations the best entrepreneurial practices, cost, time and performance optimization. The area strategic alignment with the organization is essential for the objectives to be achieved, and the interaction between the IT and the organizational professionals is imperative. The communication, in this context, is the center of discussions on IT efficiency and effectiveness. To learn more about this scenario, a methodology was chosen in order to envision the IT scenario from the internal and external point of view and that would enable the understanding of the role of communication in the IT and Communication interface. Therefore, a methodology that enabled an in depth reading, from quantitative and qualitative data was organized. The systematic observation of exploratory survey guided the organization of a semi-structured questionnaire, with open-ended and closed-ended questions, for IT and communication professionals. Following that, the quantitative data oriented the formulation of an interview guide to IT professionals about their reality, confirmation of their communication difficulties and expectations about the interface. From the qualitative research indicators and the analysis of the content of the open-ended questions, it was applied the GUT analysis - Gravity, Urgency and Tendency - and SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats - of each area. From the crossing of these two analyses, the priorities of the areas for the interface were established. From that, it was possible to identify the needs to emphasize the administrative and internal communications for the reality of Information Technology in the organizations and systematize the communication process in alignment with the entrepreneurial best practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-10-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.