• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-30052017-155706
Documento
Autor
Nombre completo
Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Baccega, Maria Aparecida
McCleary, Leland Emerson
Rodrigues, Maria Clotilde Perez
Tori, Romero
Título en portugués
A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Literacias de Mídia e Informação (MIL)
NACE Escola do Futuro - USP
Projetos de Pesquisa-ação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Resumen en portugués
Este trabalho foi realizado no âmbito do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação (NACE Escola do Futuro - USP) e visa identificar ao longo de 28 anos de história a contribuição dos projetos de pesquisa-ação para a aquisição de competências e habilidades (Literacias de Mídia e Informação - MIL) pelos participantes, principalmente professores e alunos, possibilitando o protagonismo desses atores nos processos de aprendizagem. Para tanto, foi estabelecido o Modelo Metodológico de Pesquisa em Comunicação, proposto por Maria Immacolata Vassallo de Lopes e uma abordagem etnográfica. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, observação participante, levantamento documental, mapeamento dos projetos de pesquisa-ação, entrevista em profundidade semiestruturada e análise dos dados. Acredita-se que essa abordagem se configura como um dos olhares possíveis para avaliar os projetos de intervenção na comunidade, somando às métricas tradicionais de avaliação de desempenho um conjunto de novos critérios.
Título en inglés
The resignification of the action research by NACE School of the Future - USP: analysis of the main projects regarding Media and Information Literacies (MIL)
Palabras clave en inglés
Action Research Projects
Information and Communication Technologies (ICT)
Learning
Media and Information Literacy (MIL)
NACE School of the Future - USP
Resumen en inglés
This study was developed in the scope of New Applied Communication Technologies for Education Research Laboratory (NACE School of the Future - USP) and aims to identify over 28 years of history the contribution of action research projects to the acquisition of competences and skills (Media and Information Literacy - MIL) by the participants, mainly teachers and students, enabling the protagonism of these actors in the learning processes. For this, the Methodological Model of Communication Research proposed by Maria Immacolata Vassallo de Lopes and an ethnographic approach was established. The methodological procedures adopted were bibliographic research, participant observation, documentary survey, mapping of action research projects, semistructured in-depth interviews and data analysis. It is considered that this is one of the possible approaches to evaluate community intervention projects, adding to the traditional metrics of performance evaluation a set of new criteria.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-06-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.