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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-27122019-170906
Documento
Autor
Nome completo
Veronica Reis Cristo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Ferrari, Maria Aparecida
Pereira, Else Lemos Inácio
Porém, Maria Eugênia
Título em português
A comunicação integrada em negócios sociais: um estudo aplicado do caso Quintessa.
Palavras-chave em português
Comunicação
Comunicação integrada
Negócios sociais
Sustentabilidade
Resumo em português
O objetivo desta dissertação foi analisar o gerenciamento da comunicação para acelerar negócios sociais - organizações que têm sido tema de estudos de outros campos do saber e têm conquistado projeção crescente na contemporaneidade pela sua atuação em problemas sociais. Considera-se o estudo relevante na medida em que permite discutir o valor estratégico da comunicação para novos modelos organizacionais, configurando-se como uma nova dimensão de estudos para o campo da comunicação organizacional. O estudo visou contextualizar negócios sociais, abordando aspectos ligados aos seus conceitos e características, sua articulação com o desenvolvimento sustentável e o ecossistema de negócios sociais. Uma releitura de marcos teóricos da comunicação organizacional, em particular da comunicação integrada, permitiu aproximar conhecimentos do campo ao caso em estudo. Trata-se de pesquisa qualitativa que emprega o método de estudo de caso envolvendo a aceleradora de negócios sociais Quintessa, além da coleta de dados em três negócios sociais: 4YOU2, Banca do Bem e E-Moving. Por meio de um conjunto de categorias, buscou-se refletir sobre a comunicação dos negócios sociais em um contexto de desenvolvimento sustentável; analisar a comunicação dos negócios sociais sob uma filosofia e política de comunicação integrada; e identificar, em nível estratégico, tático e operacional, práticas e técnicas de comunicação adotadas pelos negócios sociais. Constatou-se que a comunicação é pouco abordada nos programas de aceleração, sendo compreendida pelos empreendedores, no entanto, pelo seu valor estratégico para o negócio. Ficou evidente também a necessidade de maior clareza sobre o conceito de negócios sociais e negócios de impacto social, tanto entre os atores do ecossistema quanto na comunicação com os públicos. Observou-se ainda a imprecisão quanto ao lugar dos negócios sociais no contexto de desenvolvimento sustentável, sendo preciso amadurecer a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos negócios sociais, no sentido de fortalecer alianças intersetoriais para alavancar o impacto social. Por fim, notou-se o predomínio da dimensão da comunicação mercadológica nos negócios sociais, sob uma lógica de mercado ligada, sobretudo, a aspectos táticos e operacionais.
Título em inglês
Integrated communication at social enterprises: an applied study of the Quintessa case.
Palavras-chave em inglês
Communication
Integrated organizational communication
Social enterprises
Sustainability
Resumo em inglês
The purpose of this thesis was to analyze the management of communications to accelerate social enterprises growth. These organizations have been the subject of studies in different fields of knowledge and have increased their projection in today's society for their performance regarding social problems. This study is considered relevant because it discusses the strategic value of communication applied to new organizational models, configuring itself as a new dimension of studies for organizational communication. This study consisted of a brief contextualization of social enterprises, addressing aspects related to their concepts and characteristics, its articulation with sustainable development and the social enterprises' ecosystem. A reinterpretation of theoretical frameworks of organizational communication, mainly of integrated communication, allowed us to associate the field's references to our case study. This is a qualitative research which employs the case study method, regarding the accelerator for social enterprises Quintessa, as well as data collected from three accelerated enterprises: 4YOU2, Banca do Bem, and E -Moving. Through a set of categories, the communication of social enterprises was analyzed in a context of sustainable development; social enterprises communication was evaluated under an integrated communication's philosophy and policy; and their communication practices and techniques were identified at a strategic, tactical, and operational level. It was found that communications are not often approached in acceleration programs, despite entrepreneurs acknowledging its strategic value for businesses. It was also evident that greater clarity is required regarding the concept of social enterprises and social impact enterprises among ecosystem actors and strategic audiences. The place of social businesses in a context of sustainable development is also not clear. The communication of the Sustainable Development Goals by social enterprises needs to be more efficient in order to strengthen intersectoral alliances and, therefore, increase social impact. Finally, there was a predominance of marketing communication in social enterprises, associated with tactical and operational aspects.
 
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Data de Publicação
2019-12-27
 
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