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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Barbara da Silva Miano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Farias, Luiz Alberto Beserra de (Presidente)
Baldissera, Rudimar
Barreto Filho, Eneus Trindade
Mosca, Lineide do Lago Salvador
Título em português
Comunicação organizacional e efeitos pathêmicos do discurso. Caso Samarco: um mar de lama ou de emoções?
Palavras-chave em português
Charaudeau
Comunicação organizacional
Discurso organizacional
Efeitos pathêmicos do discurso
Emoções no discurso
Resumo em português
Embora as emoções sejam essenciais à condição humana, fragmentos teóricos e contemporâneos indicam que há uma carência de produção científica sobre o tema no campo da comunicação organizacional. Com isso, ao mesmo tempo em que existe uma deficiência teórica sobre o tema no campo da comunicação organizacional, ao longo da história das organizações, também houve uma supressão da subjetividade em detrimento da valorização cartesiana e quantitativa. Nesse sentido, a presente dissertação visa desenvolver uma pesquisa científica que elabore a problemática sobre como os efeitos pathêmicos do discurso são utilizados por uma organização envolvida em um caso de acidente de proporções marcantes, como estratégia de neutralização de danos de imagem e reputação, e colaborar com a pesquisa no campo da comunicação organizacional, desenvolvendo um estudo que resulte contribuições científicas para a área de relações públicas, em especial a partir do estudo das emoções no discurso organizacional. Sendo assim, esse estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa aplicada de nível descritivo e, nos primeiros três capítulos utiliza como procedimento metodológico predominante a revisão bibliográfica de autores como Farias, Trindade, Mosca, Santaella, Kunsch, Charaudeau, Maingueneau, Freitas e Halliday. Já no quarto e quinto capítulos foram utilizadas, como estratégias de coleta de dados, a observação simples, pesquisa documental e entrevista com as responsáveis pela área de comunicação da Samarco. A partir de um cruzamento elaborado entre uma pesquisa na plataforma Google Trends e as categorias de produções de efeitos pathêmicos de Charaudeau (2010), chegou-se à delimitação do corpus de análise que foi composto pela ação de comunicação "É sempre bom olhar para todos os lados" da Samarco. Com isso, utilizou-se como modelo de abordagem a análise do discurso sugerida por Charaudeau (2010) para a aferição dos efeitos pathêmicos do discurso que está categorizada entre - situação de comunicação, universos de saber partilhado e estratégia enunciativa. Por fim, considera-se que a organização da ação enquanto iniciativa de relações públicas voltada para a transparência e esclarecimento das atitudes tomadas pela Samarco para a contenção de danos causados pelo acidente na vida de moradores do distrito de Bento Rodrigues fora válida enquanto tentativa de legitimação institucional, tanto com funcionários quanto no domínio público, via imprensa espontânea e contexto das mídias digitais orgânicas (youtube, facebook, twitter). Entretanto, a ação apenas passa a ser um problema comunicacional de posicionamento e legitimação quando adota, como dispositivo transportador do discurso, a mídia paga (espote publicitário e inserção de espaço pago em revista de alto impacto). Ora, isso ocorre, pois os dispositivos pagos, conforme enumera Charaudeau (2010, p. 85), estão inscritos na lógica contratual aceita entre enunciador e interlocutor de semi-engano
Título em inglês
Organizational communication and pathemic discourse's effects. Samarco case: a mud or emotional sea?
Palavras-chave em inglês
Charaudeau
Discourse's pathemics effects
Emotions in discourse
Organizational communication
Organizational discourse
Resumo em inglês
Although emotions are essential condition for humans, theoretical and modern fragments show that have a lack of scientific production about this theme in organizational communication´s zone. That is why, in the same time that exists a theoretical deficiency about this theme in organizational communication´s zone, throughout organizations history, there was subjective suppression for Cartesian and quantitative logics valorization. In this side, this dissertation aim to develop a scientific research that organize how pathemics discourse´s effects are used for an organization that is involved in a big crashe, as a strategy to neutralize images and reputation damages and to collaborate with organizational communication research zone, developing a study that result in scientific contribution for public relations area, especially from emotions in organizational discourses study. Therefore, this study was elaborate from a applicate research of descriptive level and, in first three chapters, we use as a methodological process the bibliographic revisions of authors as Farias,Trindade, Mosca, Santaella, Kunsch, Charaudeau, Maingueneau, Freitas e Halliday. In fourth and fifth chapter was utilized, as date collection, the simple observation, documental research and interview with Samarco communication coordinators. From a cross between a Google trends research and pathemics effects production categories of Charaudeau (2010), we reach to corpus delimitation analyses that was composed by communication Samarco´s action "Is always convenient to look for all sides". That is why, we use as approach model the discourses analyses proposed by Charaudeau (2010) to pathemics effects measurement that is based between - communicational situation, shared knowledge universe and declarative strategy. Finally, we consider that the action as public relation initiative oriented for transparency and clarification of Samarco attitudes for damage containment was worth as institutional legitimization, as much as with employments and as much as in the public domain, by spontaneous press and in the digital context of organic digital medias (youtube, facebook, twitter). Meanwhile, the action only become to a communication problem of legitimacy and positioning, when adopts as discourse dispositive the pay media (advertising spot and paid media insertion in high reach magazine). This occurs because paid medias, as Charaudeau (2010, p. 85) demonstrate, are inside in a contractual logical accepted between broadcasters and listeners of semi-mislead.
 
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Data de Publicação
2017-09-27
 
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