• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-27042009-120940
Documento
Autor
Nome completo
Ubaldo Antônio Crepaldi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Yanaze, Mitsuru Higuchi (Presidente)
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Santos, Dilson Gabriel dos
Título em português
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
Palavras-chave em português
Comunicação Institucional
Imagem Corporativa
Investimento
Marketing
Retorno
Resumo em português
Contribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações.
Título em inglês
Methods of Analysis of Return on Investment in Corporate Communication: Contribution of Three Large Enterprises in Specific Processes
Palavras-chave em inglês
Corporate Communication
Corporate Image
Marketing
ROI
Resumo em inglês
A contribution to allocate value to professional and academic work in Communication Science, as part of large companies´ corporate nature. Objective: Finding more information on organizational structure, methods of measuring the return on investments and evaluation of these processes by professionals of communication and their controllers, at Petrobras S.A., Basf S.A. and Bayer S.A. - Cropscience Division. Method: Case studies with organizational structure, report of the methodologies adopted in cultural sponsorship, corporate communication and internal communication areas and their professionals´ points of view collected in semi-structured interviews. Results: It is verified an acceleration in the adoption of these methodologies, a growing interest on planning and controlling investments in the Communication area, as well as and a starting process which includes results on investment in ownership accounting management and in reports on economical development and equity performance of these organizations.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
4845560.pdf (3.54 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.