• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-27042009-120940
Document
Auteur
Nom complet
Ubaldo Antônio Crepaldi
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Yanaze, Mitsuru Higuchi (Président)
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Santos, Dilson Gabriel dos
Titre en portugais
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
Mots-clés en portugais
Comunicação Institucional
Imagem Corporativa
Investimento
Marketing
Retorno
Resumé en portugais
Contribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações.
Titre en anglais
Methods of Analysis of Return on Investment in Corporate Communication: Contribution of Three Large Enterprises in Specific Processes
Mots-clés en anglais
Corporate Communication
Corporate Image
Marketing
ROI
Resumé en anglais
A contribution to allocate value to professional and academic work in Communication Science, as part of large companies´ corporate nature. Objective: Finding more information on organizational structure, methods of measuring the return on investments and evaluation of these processes by professionals of communication and their controllers, at Petrobras S.A., Basf S.A. and Bayer S.A. - Cropscience Division. Method: Case studies with organizational structure, report of the methodologies adopted in cultural sponsorship, corporate communication and internal communication areas and their professionals´ points of view collected in semi-structured interviews. Results: It is verified an acceleration in the adoption of these methodologies, a growing interest on planning and controlling investments in the Communication area, as well as and a starting process which includes results on investment in ownership accounting management and in reports on economical development and equity performance of these organizations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
4845560.pdf (3.54 Mbytes)
Date de Publication
2009-05-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.