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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-27022014-111812
Documento
Autor
Nome completo
Rose Mara Pinheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Alves, Patricia Horta
Cury, Lucilene
Gottlieb, Liana
Romancini, Richard
Título em português
A educomunicação nos centros de pesquisa do país: um mapeamento da produção acadêmica com ênfase à contribuição da ECA/USP na construção do campo
Palavras-chave em português
análise bibliométrica
capital científico
Educomunicação
epistemologia
produção acadêmica
Resumo em português
O paradigma da Educomunicação tem sido objeto da produção dos centros de pesquisa do país, mostrando que a prática vem sendo consolidada e legitimada em termos acadêmicos muito além dos muros da Universidade de São Paulo. A questão proposta é evidenciar de que maneira a Escola de Comunicações e Artes da USP tem contribuído para a disseminação do campo da Educomunicação. Para isso, foi realizado um mapeamento bibliométrico de 97 teses e dissertações disponíveis no banco de teses da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entre 1998 e 2011. Além de um levantamento quantitativo, a iniciativa demonstra a existência de um núcleo disciplinar formado por autores nacionais e internacionais, que representam a frente de pesquisa da área. Como contribuição teórica reúne a trajetória de três pesquisadores que desenvolveram trabalhos independentes e simultâneos sobre a inter-relação Comunicação e Educação no início dos anos 2000: José Luiz Braga, Jorge Huergo e Ismar de Oliveira Soares. No caminho da consolidação do campo, a partir da própria trajetória do pensamento dos pesquisadores, de 2000 a trabalhos e entrevistas recentes, é possível identificar as tensões, os conflitos, os pontos de convergência e as influências que fundamentam as práticas e as reflexões educomunicativas. Como primeira análise bibliométrica da Educomunicação, os dados levantados mostram que os fundamentos da inter-relação Comunicação e Educação estão cada vez mais fortalecidos e solidificam um campo específico, que se diferencia tanto de uma quanto de outra área.
Título em inglês
Educommunication in the research centers of the country. A mapping of academic production with emphasis on the contribution of the ECA / USP in the construction field
Palavras-chave em inglês
academic production
bibliometric analysis
Educommunication
epistemology
scientific capital
Resumo em inglês
The paradigm of Educomunication has been the object of production research centers of the country, showing that the practice is being consolidated and legitimized academically far beyond the walls of the University of São Paulo. The question posed is to show how the School of Communications and Arts at USP has contributed to the spread of field Educomunication. For this, we performed a bibliometric mapping of 97 theses and dissertations available in the database of the CAPES, between 1998 and 2011. In addition to a quantitative survey, the initiative demonstrates the existence of a core discipline formed by national and international authors, who represent the research front area. As a theoretical contribution brings the trajectory of three researchers who developed independent and simultaneous work on the interrelationship Communication and Education in the early 2000s: José Luiz Braga, Jorge Huergo and Ismar de Oliveira Soares. To the consolidation of the field, from the trajectory of the thinking of researchers from 2000 to recent work and interviews, it is possible to identify the tensions, conflicts, points of convergence and the influences that underlie the practices and reflections educomunicativas. As a first Educomunication bibliometric analysis of the data collected show that the fundamentals of the interrelationship communication and education are increasingly strengthened and solidified a specific field, which differs so much from a different area.
 
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Data de Publicação
2014-03-10
 
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