• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26112019-162736
Documento
Autor
Nombre completo
Myrian Clark Giannini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Costa, Maria Cristina Castilho (Presidente)
Citelli, Adilson Odair
Heller, Barbara
Mogadouro, Claudia de Almeida
Título en portugués
O Talk Show na Escola
Palabras clave en portugués
adolescente
cultura
diálogo
Educomunicação
entrevista
escola
Jô Soares
leitura crítica
meios de comunicação
pesquisa-ação
talk show
trabalho em grupo
Resumen en portugués
O Talk Show na Escola é um trabalho que pretende contribuir para o desenvolvimento da Educomunicação a partir de um gênero televisivo. Desenvolvemos uma série de atividades que levam os alunos a produzir um talk nos moldes dos programas profissionais exibidos na TV aberta, mas valorizando a cultura na qual os estudantes estão imersos. O programa é feito pelos alunos e tem como público alvo a comunidade escolar. Aplicamos uma iniciativa do entretenimento da TV na escola, permitindo que os alunos ampliem a sua cultura comunicacional e a visão que têm da realidade e de si mesmos. Unimos nossa experiência por 17 anos como jornalista na produção do Programa do Jô, exibido na TV Globo, com os princípios da Educomunicação. Buscamos assim promover também uma leitura crítica da mídia. Nesta pesquisa comparamos o desenvolvimento das atividades do Talk Show na Escola em dois ambientes. Em 2015 a atividade foi oferecida a alunos do Ensino Médio de uma escola particular, o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Em 2017, o Talk Show na Escola foi oferecido na ETEC de Sapopemba, uma escola pública de São Paulo. Este experimento tem por objetivo avaliar e incentivar os relacionamentos interpessoais e as práticas educomunicativas em diferentes contextos. A pesquisa-ação nos amparou enquanto metodologia.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
action research
adolescent
critical Reading.
dialogue
Educommunication
group work
interview, culture
Jô Soares
media
school
talk show
Resumen en inglés
The Talk Show in School project is an educomunicative experience in which, from the development of a series of activities, we guide young people in the production of a talk show. The program is made by students with the school community as a target audience. We apply an in-school TV entertainment initiative, allowing students to appropriate a television genre and broaden their view of reality and themselves. We combine our experience as a journalist in the production of the Jô Soares Show, shown on TV Globo, with the principles of Educommunication. We seek to promote a critical reading of the media. In this research we compare the development of Talk Show activities in the School in two environments. In 2015 the activity was offered to high school students of a private school, the Archdiocesan Marist College of São Paulo. In 2017, the Talk Show at the School was offered at Sapopemba's ETEC, a public school in São Paulo. This experiment aims to evaluate and encourage interpersonal relationships and educommunication practices in different contexts. Action research supported us as a research methodology. From working with a television genre, we seek to explore the culture of the media and value the culture of students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-11-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.