• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-26092011-111537
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Simões Targa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Correa, Elizabeth Nicolau Saad (Presidente)
Avancini, Atilio José
Spinelli, Egle Müller
Título en portugués
Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
Palabras clave en portugués
Compartilhamento de fotografias
Cultura da convergência
Fotografia digital
Interface
Valor de exposição.
Resumen en portugués
A relação das pessoas com a fotografia vem sendo alterada pela conjunção de dois fatores: a evolução das câmeras digitais e o compartilhamento de fotografias na Internet. A popularização tanto das câmeras como da Internet criou condições para que as pessoas pudessem massivamente publicar imagens na rede mundial de computadores, tornando-se componente de uma modificação na cultura, definida por Henry Jenkins como cultura da convergência, em que as pessoas assumem um papel mais participativo na produção e consumo de bens simbólicos. O consumo e fruição da fotografia passam por transformações que envolvem o novo suporte: a tela digital regida por uma interface, e este suporte reduz a relação de tempo que as pessoas gastam observando a fotografia. O acesso rápido e fácil promovido pela rede também confere à fotografia a possibilidade de ter maior alcance, maior tráfego, o que pode conferir-lhe maior valor de exposição, no sentido atribuído a este termo por Walter Benjamin. Surgem comunidades de grande porte, como o Flickr, com bilhões de imagens publicadas. Na rede, elas também passam a estar indexadas por sistemas buscadores que permitem às pessoas encontrar fotografias com os temas que têm interesse e permitindo o contato direto com o autor das mesmas, o que possibilita o surgimento de um comércio direto de imagens. Todos esses fatores acabam por influenciar a forma que a fotografia é produzida e o espaço no mercado para a atuação dos fotógrafos profissionais. Para descrever esses fatores, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista aberta e algumas entrevistas semiabertas como abordagem metodológica.
Título en inglés
Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
Palabras clave en inglés
Convergence culture
Digital photography
Exhibition value
Interface
Photo sharing.
Resumen en inglés
The relation of people with photography has been changed by the conjunction of two factors: the evolution of digital cameras and the sharing of photography via the Internet. The popularization of both digital cameras and the Internet has created conditions so that people can prolifically publish images on the Word Wide Web. It has become a component of a cultural shift, defined by Henry Jerkins as a convergence culture, in which people take a more participative role in the production and consumption of symbolic goods. Consumption and enjoyment of photography has been transformed by a new medium: the digital screen controlled by an interface, and this medium changes the relationship with time that people have while observing photography. The quick and easy access promoted by the net also gives photography the possibility of greater reach and greater traffic, which can give them greater exhibition value, in the sense attributed to this term by Walter Benjamin. Large communities have flourished, such as Flickr, with billions of images published. On the net, they also become indexed by search engines which allow people to find photographs with the the themes that they are interested in and permitting for direct contact with the photographer, allowing for a direct market of images. All of these factors influence the form by which photography is produced and the marketplace for professional photographers. To describe these factors bibliographic research as well as both open and semi-open interviews using a methodological approach were conducted.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-02-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.