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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-26092011-111537
Document
Author
Full name
Renato Simões Targa
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Correa, Elizabeth Nicolau Saad (President)
Avancini, Atilio José
Spinelli, Egle Müller
Title in Portuguese
Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
Keywords in Portuguese
Compartilhamento de fotografias
Cultura da convergência
Fotografia digital
Interface
Valor de exposição.
Abstract in Portuguese
A relação das pessoas com a fotografia vem sendo alterada pela conjunção de dois fatores: a evolução das câmeras digitais e o compartilhamento de fotografias na Internet. A popularização tanto das câmeras como da Internet criou condições para que as pessoas pudessem massivamente publicar imagens na rede mundial de computadores, tornando-se componente de uma modificação na cultura, definida por Henry Jenkins como cultura da convergência, em que as pessoas assumem um papel mais participativo na produção e consumo de bens simbólicos. O consumo e fruição da fotografia passam por transformações que envolvem o novo suporte: a tela digital regida por uma interface, e este suporte reduz a relação de tempo que as pessoas gastam observando a fotografia. O acesso rápido e fácil promovido pela rede também confere à fotografia a possibilidade de ter maior alcance, maior tráfego, o que pode conferir-lhe maior valor de exposição, no sentido atribuído a este termo por Walter Benjamin. Surgem comunidades de grande porte, como o Flickr, com bilhões de imagens publicadas. Na rede, elas também passam a estar indexadas por sistemas buscadores que permitem às pessoas encontrar fotografias com os temas que têm interesse e permitindo o contato direto com o autor das mesmas, o que possibilita o surgimento de um comércio direto de imagens. Todos esses fatores acabam por influenciar a forma que a fotografia é produzida e o espaço no mercado para a atuação dos fotógrafos profissionais. Para descrever esses fatores, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista aberta e algumas entrevistas semiabertas como abordagem metodológica.
Title in English
Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
Keywords in English
Convergence culture
Digital photography
Exhibition value
Interface
Photo sharing.
Abstract in English
The relation of people with photography has been changed by the conjunction of two factors: the evolution of digital cameras and the sharing of photography via the Internet. The popularization of both digital cameras and the Internet has created conditions so that people can prolifically publish images on the Word Wide Web. It has become a component of a cultural shift, defined by Henry Jerkins as a convergence culture, in which people take a more participative role in the production and consumption of symbolic goods. Consumption and enjoyment of photography has been transformed by a new medium: the digital screen controlled by an interface, and this medium changes the relationship with time that people have while observing photography. The quick and easy access promoted by the net also gives photography the possibility of greater reach and greater traffic, which can give them greater exhibition value, in the sense attributed to this term by Walter Benjamin. Large communities have flourished, such as Flickr, with billions of images published. On the net, they also become indexed by search engines which allow people to find photographs with the the themes that they are interested in and permitting for direct contact with the photographer, allowing for a direct market of images. All of these factors influence the form by which photography is produced and the marketplace for professional photographers. To describe these factors bibliographic research as well as both open and semi-open interviews using a methodological approach were conducted.
 
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Publishing Date
2012-02-02
 
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