• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-26062015-155843
Documento
Autor
Nombre completo
Cleonildi Tibiriçá
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Cury, Lucilene (Presidente)
Martino, Mariluci Alves
Soares, Ismar de Oliveira
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Verona, Juliana Augusta
Título en portugués
Por uma reinvenção do diálogo na educação
Palabras clave en portugués
comunicação
educação
educação tecnológica
interação entre níveis de ensino
papel da universidade
Resumen en portugués
Este trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja 'de perto', seja 'a distância', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
communication
education
interaction between education levels
technological education
university role
Resumen en inglés
This paper began with an investigation of the results of distance education as an strategy of boardening the access to higher education and basic education formation for teachers. During this time, it became clear that the criticism of the quantitative positive results and of the negative ones couldn't be done, because these results mirrored the Brazilian education as a whole, from up close or far away, and they were inserted in a much more complex context than the false polemics of virtuality vs presence. It is identified in the historic structural dualities of the Brazilian educational system, in the assumption - usually subtile - of a educational Project aligned to the self centered necessities of the Market - and in the absence of objective dialogue about technological education and inside techonological education represented by the FATECs - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - to be implemented by the coordination of higher education of Centro Paula Souza
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-06-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.