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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-25102010-160920
Documento
Autor
Nome completo
Eliane Freire de Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Koshiyama, Alice Mitika (Presidente)
Caldas, Maria das Graças Conde
Proenca, Jose Luiz
Ramadan, Nancy Nuyen Ali
Silva, Robson Bastos da
Título em português
Múltiplas possibilidades: a estruturação dos projetos experimentais no ensino de jornalismo
Palavras-chave em português
Diretrizes Curriculares
Ensino de Jornalismo
Projetos Experimentais
Projetos Pedagógicos
Trabalhos de Conclusão de Curso
Resumo em português
O ensino de Jornalismo é objeto freqüente de reflexão, principalmente no que diz respeito à aquisição e compreensão de ferramentas e conhecimentos necessários para a formação de um profissional com múltiplas habilidades e competências. A implantação dos Projetos Experimentais no currículo da Habilitação Jornalismo nos cursos de Comunicação Social no Brasil ocorreu em 12 de abril de 1978, recebendo posteriormente, a partir da Resolução do CFE nº 002/84, o tratamento de disciplina regida por normas específicas de acordo com os projetos pedagógicos das instituições de ensino superior. A pesquisa investiga o papel exercido pelos Projetos Experimentais em universidades paulistas, que possibilitam, por meio de diferentes experiências adotadas, a vivência, a aquisição e o domínio de técnicas importantes da produção jornalística para a formação ética e profissional dos graduandos em Jornalismo. Por meio de estudo de casos múltiplos e tendo como referência principal as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Comunicação Social (Parecer CNE/CES nº 492/2001), verifica-se que os Projetos Experimentais têm importante papel no exercício de cidadania frente aos desafios e responsabilidades da profissão, especialmente quanto à contribuição para a sociedade, à formação do bem comum e à consciência do papel do Jornalismo na realidade.
Título em inglês
Multiple Possibilities: the structuring of the experimental projects in the journalism education
Palavras-chave em inglês
Course Final Papers
Curricular Directives
Experimental Projects
Journalism Education
Pedagogical Projects
Resumo em inglês
The education of Journalism is a frequent object of reflection, mainly in what concerns the acquisition and understanding of tools and necessary knowledge for the formation of a professional with multiple skills and abilities. The implementation of the Experimental Projects in the curriculum of the competence Journalism in the courses of Social Communication in Brazil occurred on April 12, 1978, receiving subsequently, from the Resolution of the CFE number 002/84, the handling of discipline governed by specific standards according to the pedagogical projects of the institutions of higher education. The research investigates the paper exerted by the Experimental Projects in universities of the state of São Paulo that enable through different adopted experiences, the knowledge, the acquisition and the domain of important techniques of the journalistic output for the ethical and professional formation of the graduating students in Journalism. Through multiple case studies and having as main reference the National Curricular Directives of the courses of Social Communication (CNE/CES Study number 492/2001), are verified that the Experimental Projects have important paper in the exercise of citizenship facing the challenges and responsibilities of the profession, specially as regards the contribution for the society, to the formation of the welfare and to the conscience of the paper of the Journalism nowadays.
 
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598303.pdf (2.30 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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