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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-25072009-184831
Documento
Autor
Nome completo
Claudia Pontes Freire
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Costa, Maria Cristina Castilho
Tori, Romero
Título em português
Critérios de reputação em coletivos digitais: estudo de caso na disciplina criando comunidades virtuais de aprendizagem e de prática
Palavras-chave em português
critérios de reputação
educomunicação.
etnografia
relações de poder
Resumo em português
Relações de poder na sociedade em rede, emergência, nomadismo e coletivos digitais. Estudo inserido na Área de Concentração Interfaces Sociais da Comunicação, na Linha de Pesquisa Educomunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Universidade de São Paulo. A pesquisa trata dos critérios de reputação em trabalho coletivo mediado denominado texto coletivo desenvolvido por alunos do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, constituindo-se em um estudo de caso na disciplina Criando Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Prática, em vigor desde o ano de 2001. Estudo longitudinal, exploratório, o método é etnográfico utilizando técnicas de coleta de dados quantitativas (questionário fechado) e qualitativas observação participante e coleta de depoimentos. Os resultados apontam para os seguintes critérios de reputação: a) o envolvimento dos participantes na atividade de produção coletivo; b) a influência do conhecimento de cultura digital e ferramentas da web (literacia digital); c) perfil do aluno e característica pessoais que despertam a confiança e o compartilhamento de conhecimento por parte dos outros colegas.
Título em inglês
Power relationships in virtual communities: stablishing reputation between colective production and members decisions.
Palavras-chave em inglês
power relationships
reputation
virtual communities educomunication
Resumo em inglês
Powerelationships in network society: emergence, nomadism and digital colectives. This research belongs to Graduate Program of Communication Sciences in School of Arts at University of São Paulo/Brazil. The study deals about the emergence of reputation's criteria on a collaborative mediated work - a collective text - written by graduate students of Graduated Program of Communication Sciences in School of Arts and Communication from University of Sao Paulo/ Brazil. The students were taking part at a discipline named Building Virtual Learning Communities and Practice being offered on the graduated program since 2001. Exploratory and longitudinal, this study adopted an etnographic perspective through quantitative methods (surveys) and qualitative methods testimonys and participant observation. The results are pointting to the emergence of the following reputation's criteria: a) student's motivation and envolvement in the collaborative work b) the influence of digital literacy c) the influence of contigencial's factors like profile, charisma, and trust by the other students during the collaborative work.
 
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Data de Publicação
2009-09-03
 
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