• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-24112014-104102
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Paula Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Figueira Neto, Arlindo Ornelas
Kenski, Vani Moreira
Oliveira, Pelópidas Cypriano de
Passarelli, Brasilina
Título em português
Visual. Coloquial. Virtual. O uso da expressão gráfica na conversação em redes sociais
Palavras-chave em português
comunicação visual, conversação digital
expressão cômica gráfica
meme visual
redes sociais
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo essencial identificar e caracterizar o fenômeno emergente da expressão cômica gráfica na conversação natural e cotidiana em redes sociais virtuais, especialmente através de mensagens em linguagem híbrida. Nelas, imagens fixas e texto se combinam criativamente por meio de habilidades comunicativas, antes pouco exploradas por parte do usuário comum, como as habilidades de design associadas à expressão do humor, para difundir "piadas" sobre assuntos da atualidade entre círculos de amigos e seguidores. As unidades comunicativas, corpus deste trabalho, assumem o comportamento de memes visuais e sua tipificação sob os pontos de vista da sintaxe, semântica e pragmática, conforme proposto por Morris (1985), colaboram no esclarecimento da relação entre seus elementos constitutivos. A popularização de mensagens com tais características indica seu potencial de influência significativa tanto na manutenção e amplificação do "capital social" do usuário criador quanto nos novos traços culturais de uma emergente cultura gráfica amadora
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
comical graphic expression
social networks
visual communication, digital conversation
visual meme
Resumo em inglês
The present work has main goal to identify and characterize the emerging phenomenon of graphic comic expression in natural and everyday conversation in virtual social networks, especially through messages in a hybrid language. These still images and text combine creatively through communication skills, previously little explored by the average user, and skills associated with the expression of mood design, to spread "jokes" on current affairs among circles of friends and followers. Communicative units, corpus of this work, assume the behavior of visual memes and their classification under the points of view of syntax, semantics and pragmatics, as proposed by Morris (1985), assist in clarifying the relationship between its constituent elements. The popularization of messages with such features indicates its potential to significantly influence on both the maintenance and amplification of "social capital" user as creator in the new cultural traits of an emerging culture amateur graphic.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-25
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • LIMA, A. C.P., e SOUZA, Sandra. As imagens fixas em mensagens nas conversações em redes sociais. In XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, Fortaleza, 2012. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.São Paulo : Intercom, 2012. Dispon?vel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-2679-1.pdf.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.