• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-24102014-110437
Document
Auteur
Nom complet
Iara Cordeiro de Melo Franco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Litto, Fredric Michael (Président)
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Felice, Massimo di
Marques, Gil da Costa
Picazzio, Enos
Titre en portugais
Complexidade e controvérsias na educação a distância: a implantação da modalidade na USP
Mots-clés en portugais
Complexidade
Comunicação digital
Controvérsia
Educação a distância
Teoria Ator-Rede
Resumé en portugais
Esta tese aborda o fenômeno da complexidade da educação a distância e semipresencial segundo referenciais conceituais da modalidade, em diálogo com teorias sobre a comunicação digital, a epistemologia da complexidade, a teoria ator-rede e a cartografia das controvérsias. Investiga quem são os atores que constituem o agregado social educação a distância através do mapeamento de conflitos no fórum geral de discussão do primeiro curso semipresencial da USP, o curso de Licenciatura em Ciências, no período de novembro de 2010 a novembro de 2011. Na perspectiva deste trabalho, as controvérsias ocorreram devido à prevalência de uma visão humanocêntrica que deposita nos atores humanos a proeminência e a prevalência das ações, não reconhece que objetos, processos, encontros, entre outros actantes, são também mediadores e não simples intermediários ou atores coadjuvantes. A pesquisa procura demonstrar que a compreensão do que seja o social, conforme a Teoria Ator Rede, pode ajudar a explicar e a superar os entraves que a modalidade da educação a distância ainda enfrenta na sociedade brasileira.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Complexity
Controversy
Digital communication
Distance education
Theory Actor-Network
Resumé en anglais
This thesis approaches the phenomenon of complexity of distance and blended education according to conceptual references of the modality, in a dialogue with theories about digital communication, the epistemology of complexity, the actor-network theory, and the cartography of controversies. It investigates who are the actors that constitute the social aggregate of the distance education through mapping of the conflicts which arose in the general discussion forum of the first blended course taught at the University of São Paulo, Licentiate in Sciences, from November 2010 to November 2011. Under the perspective of this work, the controversies originated due to the prevalence of a view, which assigns to human actors the prominence and the prevalence of the actions and does not recognize that objects, processes, meetings, and encounters, among other, are also mediators and not just mere intermediary or supporting actors. This research intends to demonstrate that the understanding of what the social is, according to the actor-network theory, may help to explain and overcome the hindrance that the distance education modality still faces within Brazilian society.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.