• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2011.tde-23092011-174020
Documento
Autor
Nome completo
Claudia de Almeida Mogadouro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Costa, Maria Cristina Castilho
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Franco, Marilia da Silva
Setton, Maria da Graca Jacintho
Título em português
Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta)
Palavras-chave em português
Audiovisual
Cineclubism
Cinema
Educação
Educação Dialógica
Educomunicação
Interdisciplinaridade
Resumo em português
Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta) busca compreender qual é o espaço que o cinema, entendido como cultura e linguagem artística, pode ocupar a educação formal. Entendemos que, em geral, o cinema é aproveitado como ilustração dos conteúdos das disciplinas, perdendo sua dimensão artística, com potencial para uma prática educativa humanista e dialógica. Olhamos para relação cinema e educação na perspectiva da Educomunicação, observando experiências passadas e presentes, buscando indicadores que nos auxiliem na construção de uma relação mais igualitária e interdisciplinar entre os dois campos.
Título em inglês
Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta)
Palavras-chave em inglês
Audiovisual
Cineclub.
Cinema
Education
Educommunication
Interdisciplination Dialogic
Resumo em inglês
Educommunication and school: cinema as a possible mediation (challenges, practices and proposals) try to comprehend what is the space that cinema understood as artistic culture and language can achieve in formal education. We understand that, in general, cinema is taken as an illustration of the disciplines content, missing its artistic dimension and its humanistic and dialogic potential. We observed the relation between education and cinema in the perspective of Educommunication, analyzing past and actual experiences, searching for indicators that could help us to develop a much equal and interdisciplinated relation between both areas.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-09-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.