• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2011.tde-23092011-174020
Documento
Autor
Nombre completo
Claudia de Almeida Mogadouro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Costa, Maria Cristina Castilho
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Franco, Marilia da Silva
Setton, Maria da Graca Jacintho
Título en portugués
Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta)
Palabras clave en portugués
Audiovisual
Cineclubism
Cinema
Educação
Educação Dialógica
Educomunicação
Interdisciplinaridade
Resumen en portugués
Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta) busca compreender qual é o espaço que o cinema, entendido como cultura e linguagem artística, pode ocupar a educação formal. Entendemos que, em geral, o cinema é aproveitado como ilustração dos conteúdos das disciplinas, perdendo sua dimensão artística, com potencial para uma prática educativa humanista e dialógica. Olhamos para relação cinema e educação na perspectiva da Educomunicação, observando experiências passadas e presentes, buscando indicadores que nos auxiliem na construção de uma relação mais igualitária e interdisciplinar entre os dois campos.
Título en inglés
Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta)
Palabras clave en inglés
Audiovisual
Cineclub.
Cinema
Education
Educommunication
Interdisciplination Dialogic
Resumen en inglés
Educommunication and school: cinema as a possible mediation (challenges, practices and proposals) try to comprehend what is the space that cinema understood as artistic culture and language can achieve in formal education. We understand that, in general, cinema is taken as an illustration of the disciplines content, missing its artistic dimension and its humanistic and dialogic potential. We observed the relation between education and cinema in the perspective of Educommunication, analyzing past and actual experiences, searching for indicators that could help us to develop a much equal and interdisciplinated relation between both areas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-09-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2014. Todos los derechos reservados.