• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-23072009-203453
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Tavares Júnior
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Azevedo, Adriana Barroso de
Franco, Marilia da Silva
Título en portugués
Educomunicação e expressão comunicativa: a produção radiofônica de crianças e jovens no projeto educom.rádio
Palabras clave en portugués
Comunicação
Educação
Educomunicação
Mediação tecnológica
Rádio
Resumen en portugués
A dissertação investiga a consolidação do novo campo autônomo da Educomunicação, com ênfase na área da mediação tecnológica na educação, tendo como objeto de pesquisa produções radiofônicas vinculadas ao projeto educom.rádio, implementado pelo NCEUSP (Núcleo de Comunicação e Educação) junto a 455 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo entre 2001 e 2004. Propõe-se a investigar quantitativamente centenas de programas de rádio realizados por professores e estudantes que participaram do projeto e a analisar qualitativamente a continuidade das práticas educomunicativas de produção radiofônica nas escolas, nos dois anos subseqüentes ao projeto educom.rádio, em 2005 e 2006. A pesquisa pretende elucidar em que condições e com que resultados ações educomunicativas podem melhorar os processos comunicativos nas escolas e ainda estimular o protagonismo infanto-juvenil, potencializando a capacidade expressiva de crianças e jovens, tornando-os cidadãos mais críticos e criativos.
Título en inglés
Educomunicação e expressão comunicativa: a produção radiofônica de crianças e jovens no projeto educom.rádio
Palabras clave en inglés
Communication
Education
Educommunication
Mediation technology
Radio
Resumen en inglés
This thesis investigates the consolidation of a new academic field called educommunication. The emphasis is to analize radio productions under the technology mediation perspective in education, at a specif project identified as educom.radio, developed by the Nucleus of Communication and Education of the University of São Pualo, in 455 São Paulo's public schools, since 2001 until 2004. We intend to make a quantitativity investigation of more than 600 radio programms produced by teachers and students. We also inted to go ahead in two years after the end of educom.radio, presenting a qualitivity analysis of the educommnunication activities with radio productions at São Paulo public schools, in 2005 and 2006. The research elucidates the conditions and the results of educommunication actions to improve the communication process at schools and to estimulate children and teens participation in educational communities real life, in order to increase their expression habilities and to help them to become more critc and creative citzens.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
3111545.pdf (1.09 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-09-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.