• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-23072009-161030
Documento
Autor
Nome completo
Margaret Presser
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Franco, Marilia da Silva
Russo, Rita Margarida Toler
Título em português
A recepção das mensagens televisivas e a construção do sentido: uma experiência
Palavras-chave em português
Mediações
Mídia-educação
Recepção
Sentido
Televisão
Resumo em português
Esta dissertação relata e analisa uma experiência de mídia-educação realizada em uma escola particular da cidade de São Paulo, com um grupo de 22 alunos de 13 a 15 anos de idade no mês de junho de 2006. A proposta foi investigar as estratégias de produção de sentido adotadas pelo grupo de alunos, bem como as possibilidades de introdução de projetos de mídiaeducação nas escolas. Para isso, o trabalho se baseou na teoria das mediações, desenvolvida por Guillermo Orozco Gómez e Jesús Martín-Barbero. A pesquisa permitiu refletir sobre os diversos elementos que interferem na produção de sentido e verificar algumas condições necessárias para que um trabalho de mídia-educação possa ser realizado no ambiente escolar.
Título em inglês
A recepção das mensagens televisivas e a construção do sentido: uma experiência
Palavras-chave em inglês
Meaning
Media-education
Mediations
Recepcion
Television
Resumo em inglês
This dissertation describes and analyses an experience of media-education that took place in a private school in São Paulo, with a 22 students group of 13 to 15 years old in june 2006. The purpose was to investigate the meaning-making strategies adopted by the students group, as well as the possibilities of introduction of media-education projects in school. To achieve that, the work was based on the mediations theory, developed by Guillermo Orozco Gómes and Jesús Martín-Barbero. The research lend to reflections about the various elements that interfere in the meaning-making and to verify some necessary conditions to a media-education work in a educational environment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
4967250.pdf (748.95 Kbytes)
Data de Publicação
2009-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.